1 Quando é que tudo isso vai acontecer? Eu não preciso realmente dizer nada a esse respeito, irmãos, 2 porque vocês sabem muito bem que o dia do Senhor virá inesperadamente, como um ladrão de noite. 3 Quando o povo estiver dizendo: “Vai tudo bem, está tudo calmo, está tudo em paz”, então, de repente, o desastre virá sobre eles, tão súbito como as dores de parto a uma mulher quando nasce o seu filho. E essa gente não poderá fugir para parte alguma — não haverá lugar onde se esconder.
4 Porém vocês, irmãos, não estão na escuridão a respeito destas coisas e não serão surpreendidos, como por um ladrão. 5 Porque todos vocês são filhos da luz e do dia e não pertencem à escuridão e à noite. 6 Estejam vigilantes e não adormecidos, como os outros. Estejam atentos à volta do Senhor e permaneçam sóbrios. 7 À noite é que as pessoas dormem; à noite se embriagam. 8 Mas nós, que somos do dia, conservemo-nos sóbrios, protegidos com a couraça da fé e do amor e usando como nosso capacete a esperança da salvação.
9 Porque Deus não nos escolheu para derramar a sua ira sobre nós, mas para nos salvar por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele morreu por nós, para que possamos viver com ele para sempre, estejamos vivos ou mortos na hora da sua volta. 11 Portanto, animem-se uns aos outros e edifiquem-se uns aos outros, tal como já estão fazendo.
12 Agora, pedimos a vocês, irmãos, honrem aqueles que trabalham incansavelmente entre vocês, os que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e aconselhá-los. 13 Tenham grande consideração e respeito por eles, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.
14 Irmãos, admoestem aqueles que são preguiçosos ou rebeldes; confortem aqueles que estão atemorizados; tenham um carinhoso cuidado por aqueles que são fracos; e tenham paciência com todos. 15 Cuidem que ninguém retribua mal por mal, mas procurem sempre fazer o bem uns aos outros e para todos. 16 Estejam sempre alegres. 17 Permaneçam sempre em oração. 18 Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus.
19 Não abafem o Espírito Santo. 20 Não zombem daqueles que profetizam, 21 mas ponham à prova tudo e fiquem com o que é bom. 22 Afastem-se de toda espécie de mal. 23 Que o próprio Deus de paz faça vocês completamente puros, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis até o dia quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar. 24 Aquele que os chama é fiel, tal como prometeu. 25 Irmãos, orem por nós. 26 Cumprimentem em meu nome todos os irmãos daí com um beijo santo. 27 Ordeno-lhes, em nome do Senhor, que leiam esta carta a todos os irmãos. 28 E que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com cada um de vocês.