1 Davi habitava em sua própria casa, e o Senhor finalmente concedeu descanso, e Israel não tinha mais guerras com as nações vizinhas. 2 Então Davi disse ao profeta Natã: “Veja! Eu moro num lindo palácio construído com cedro, enquanto a arca de Deus está numa simples tenda, do lado de fora!”.
3 “Faça o que você tem em mente”, respondeu Natã, “pois o Senhor está com você”.
4 Naquela noite, porém, o Senhor apareceu a Natã, dizendo:
5 “Vá, e diga ao meu servo Davi que assim diz o Senhor: Será você o que vai construir uma casa para eu morar? 6 Pois eu não tenho morado em uma casa desde o dia em que tirei os israelitas do Egito até o dia de hoje. Minha casa tem sido sempre uma tenda ou um tabernáculo. 7 E nunca me queixei aos líderes de Israel, aos pastores do meu povo. Nunca pedi que me construíssem um templo de cedro!
8 “Agora diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu escolhi você para ser o guia do meu povo Israel quando você ainda era um simples pastor de ovelhas. 9 Tenho estado com você por onde você tem andado, e tenho destruído os seus inimigos. E o seu nome andará de boca em boca, de tal forma que você será contado entre os homens mais famosos da terra! 10 Eu escolhi uma terra para Israel, o meu povo, terra de onde nunca precisarão mudar-se. Estarão seguros em suas próprias terras, e jamais serão perturbados por nações inimigas, como acontecia no início 11 e tem ocorrido desde o tempo em que os juízes governavam Israel, o meu povo. Não haverá mais guerras contra o seu reino; e os seus filhos governarão essa terra por todas as gerações que hão de vir. E o Senhor declara que ele vai construir uma casa para eles — uma dinastia de reis! 12 Quando você morrer e descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para ocupar o trono; e farei do reino dele uma fortaleza. 13 O seu filho é que vai construir uma casa em meu nome, e o seu reino permanecerá para sempre. 14 Eu serei para ele pai, e ele será o meu filho. Se ele pecar, eu o castigarei com castigo de homens, e com açoites de filhos de homens. 15 Mas jamais retirarei dele o meu amor, como aconteceu com Saul, para que você pudesse ser rei. 16 Porém a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; e o seu trono será estabelecido para sempre”.
17 Assim Natã procurou Davi e contou tudo o que o Senhor havia revelado.
18 Então Davi entrou no Tabernáculo e sentou-se perante o Senhor e orou: “Ó Senhor Deus! Por que derramou suas bênçãos justamente sobre este seu servo de família tão insignificante? 19 E agora, como se isso não bastasse, ó Senhor Deus, ainda me promete uma família que não terá fim? Essa bondade está longe da compreensão humana! Ó Senhor Deus!
20 “Pois o Senhor Deus conhece o seu servo e sabe como sou, e o que posso eu falar? 21 Tudo isso o Senhor faz porque assim prometeu de acordo com a sua palavra e de acordo com a sua vontade!
22 “Quão grande é o Senhor Deus! Não há ninguém como o Senhor, nem há outro Deus, senão o Senhor, conforme tudo o que temos ouvido dizer! 23 Que outra nação sobre a terra tem recebido tantas bênçãos quanto o seu povo Israel, a única nação da terra que o Senhor, ó Deus, resgatou para dela fazer o seu povo, e assim fazer o seu nome conhecido. O Senhor realizou coisas grandes e maravilhosas, livrando o seu povo do Egito e dos deuses deles; livrou-o para que o seu nome fosse glorificado! 24 O Senhor escolheu Israel para ser o seu povo exclusivo, e o Senhor se tornou o seu Deus.
25 “E agora, Senhor Deus, confirme para sempre a promessa que fez em relação ao seu servo e à sua descendência, 26 para que o seu nome seja engrandecido para sempre e todos digam: ‘O Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel!’ E a descendência do seu servo se manterá diante do Senhor.
27 “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, o Senhor mesmo o revelou ao seu servo, quando disse: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Essa revelação de sua parte me levou a fazer esta oração. 28 Agora, ó Senhor Deus, o Senhor é Deus, as suas palavras são verdadeiras, e a sua promessa é boa para mim. 29 Agora, por sua bondade, sejam cumpridas as suas palavras! Abençoe o seu servo e abençoe a sua família para que ela continue para sempre diante da sua presença, pois assim prometeu o Senhor Deus”.