1 Ouçam este julgamento! Ele é pronunciado pelo Senhor contra vocês, ó israelitas; contra toda esta família que eu tirei do Egito:
2 “Dentre todos os povos da terra, eu escolhi exatamente vocês. É por isso que devo castigá-los por todos os seus pecados. 3 Como é que duas pessoas poderão caminhar juntas, se não estiverem de acordo?
4 “Será que o leão ruge na floresta se não apanhou alguma presa? Por acaso o leão novo ruge em sua toca se nada caçou? 5 A armadilha não se fecha a menos que o pássaro pise nela. Será que a armadilha se desarma sem que nada tenha sido apanhado? 6 Já soou o alarme, escutem e tremam de medo! Porque eu, o Senhor, vou mandar a calamidade contra a sua terra.
7 “Mas como sempre, antes do castigo, eu, o Senhor, o Soberano, revelo os meus planos por meio dos meus servos, os profetas”.
8 O leão rugiu, quem não temerá? Quando o Senhor, o Soberano, anunciou seu julgamento, quem não profetizará?
9 Anunciem nos palácios de Asdode e do Egito e digam a eles: “Reúnam-se nos montes de Samaria para serem testemunhas do grande tumulto que há ali e dos crimes cometidos em Israel. 10 O meu povo esqueceu o que significa fazer o que é correto”, diz o Senhor. “Suas belas casas estão cheias de riquezas obtidas com roubo e violência”.
11 Por isso, assim diz o Senhor, o Soberano: “Um inimigo se aproxima! Ele cerca os israelitas e acabará destruindo suas fortalezas e suas lindas casas”.
12 O Senhor faz uma comparação: “Um pastor tentou livrar a sua ovelha da boca de um leão, mas já era tarde demais; conseguiu arrancar da boca do leão duas pernas e um pedaço da orelha. Isso vai acontecer quando os israelitas em Samaria forem finalmente socorridos: o que vai sobrar de tudo o que possuíam é uma cadeira de descanso e uma cama quebrada.
13 “Escutem esse aviso e espalhem a notícia em todo o Israel”, diz o Senhor, o Soberano, o Deus dos Exércitos. 14 “No mesmo dia em que eu castigar Israel por causa de seus pecados, também destruirei os altares de ídolos que há em Betel. As pontas do altar serão arrancadas e jogadas ao chão. 15 Eu destruirei as belas mansões dos ricos, suas residências de inverno e suas residências de verão. E também demolirei os palácios cobertos de marfim, e as mansões desaparecerão”, diz o Senhor.