1 No terceiro mês da saída dos israelitas da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, chegaram ao deserto do Sinai. 2 Levantaram acampamento de Refidim, foram para o Sinai e acamparam diante do monte.

3 Moisés subiu ao monte para falar com Deus. E o Senhor o chamou e disse: “Anuncie o seguinte aos descendentes de Jacó, os filhos de Israel: 4 Vocês viram o que eu fiz aos egípcios e como trouxe vocês a mim como se estivesse levando vocês sobre asas de águias! 5 Agora, se derem atenção cuidadosa ao que digo e cumprirem os termos da minha aliança, vocês serão minha propriedade particular, dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, 6 vocês serão para mim um reino de sacerdotes, uma nação santa. Diga essas palavras aos israelitas”.

7 Moisés convocou os líderes de Israel e transmitiu a eles tudo o que o Senhor havia dito. 8 O povo respondeu a uma só voz: “Vamos fazer tudo o que o Senhor ordenou”. E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.

9 O Senhor disse a Moisés: “Falarei com você do meio de uma grossa nuvem. O povo ouvirá a minha voz e acreditará sempre em você”. Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo tinha respondido.

10 E o Senhor disse a Moisés: “Tome providência para purificar os israelitas hoje e amanhã. Que eles lavem a roupa 11 e fiquem prontos no terceiro dia, porque no terceiro dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo. 12 Marque com cuidado limites para o povo em volta do monte e diga ao povo: ‘Tenham cuidado para não subirem no monte e não pisarem na linha dos limites demarcados. Aquele que tocar o monte será morto. 13 Ninguém deverá tocar o monte com a mão. Será apedrejado ou morto a flechadas, seja homem, seja animal. Quando a corneta soar com um toque comprido, então o povo poderá subir no monte’ ”.

14 Moisés desceu do monte e consagrou o povo. E todos lavaram suas roupas. 15 Disse Moisés ao povo: “Preparem-se para o terceiro dia, e não tenham relação sexual com suas esposas”.

16 Quando amanheceu o terceiro dia, o povo estremeceu com o que viu e ouviu. Houve trovões e relâmpagos, uma grossa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte ressoar de trombeta. 17 Moisés levou o povo para fora do acampamento para encontrar-se com Deus ao pé do monte. 18 Saía fumaça do monte Sinai, porque o Senhor tinha descido sobre ele no meio de labaredas de fogo. Subia fumaça como de uma fornalha. E todo o monte tremia violentamente. 19 O som da trombeta aumentava cada vez mais. Moisés falava, e Deus respondia por meio de trovões.

20 O Senhor desceu no alto do monte Sinai e mandou Moisés subir até lá. Moisés subiu, 21 e o Senhor disse a Moisés: “Desça e avise o povo para não ultrapassar os limites para ver o Senhor. É preciso dar esse aviso para evitar que muitos morram. 22 Mesmo os sacerdotes, que estão acostumados a se apresentarem a mim, devem consagrar-se. Senão, eu os destruirei”.

23 Então Moisés disse ao Senhor: “O povo sabe que não pode subir o monte Sinai, porque o Senhor nos advertiu, dizendo: Marque limites ao redor do monte e consagre o povo”.

24 O Senhor respondeu: “Desça lá e diga aos sacerdotes e ao povo para não ultrapassarem os limites e subam ao Senhor, senão serão mortos. Depois, suba aqui de novo e traga Arão com você”.

25 Então Moisés foi e disse tudo isso ao povo.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS