1 Deus continuou falando com Moisés, dizendo: “Subam o monte para apresentar-se ao Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú e mais setenta líderes de Israel. Mas adorem à distância. 2 Só Moisés se aproximará do Senhor. Os outros ficarão de longe, e o povo não deve subir com ele”.
3 Moisés desceu e transmitiu ao povo todas as palavras e leis do Senhor. Então todo o povo respondeu a uma só voz e disse: “Faremos tudo o que o Senhor falou”.
4 Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e na manhã seguinte se levantou bem cedo e fez um altar ao pé do monte. Construiu ali 12 pilares, um para cada tribo de Israel. 5 Depois enviou alguns moços israelitas para oferecerem ofertas queimadas e ofertas de paz ao Senhor. 6 Moisés despejou a metade do sangue em bacias e a outra metade do sangue derramou sobre o altar. 7 Em seguida, Moisés leu o Livro da Aliança de Deus para o povo, e eles disseram: “Seremos obedientes e faremos tudo o que o Senhor falou”.
8 Então Moisés pegou as bacias e derramou o sangue sobre o povo, dizendo: “Este é o sangue da minha aliança que o Senhor fez com vocês, de acordo com os termos que acabei de ler”.
9 Então, Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os setenta oficiais de Israel subiram o monte 10 e viram o Deus de Israel, cujos pés estavam pisando num pavimento de pedras de safira. Parecia o céu num dia claro! 11 Deus não estendeu a mão para ferir os escolhidos de Israel; porém eles viram a Deus! E ali comeram e beberam.
12 O Senhor disse a Moisés: “Suba até o topo do monte, venha até mim e fique aqui. Darei a você duas tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que eu mesmo escrevi para ensinar o povo”.
13 Moisés partiu com seu ajudante Josué e, ao subir o monte de Deus, 14 disse aos líderes: “Esperem aqui até voltarmos. Arão e Hur ficarão com vocês. Quem tiver alguma questão para resolver, fale com eles”.
15 Assim que Moisés subiu, uma nuvem cobriu o monte. 16 A glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. A nuvem cobriu o monte por seis dias. No sétimo dia o Senhor chamou Moisés do interior da nuvem. 17 Para o povo de Israel, que olhava de longe, a aparência da glória do Senhor era tremenda. Era como um fogo consumidor, no alto do monte! 18 Moisés entrou na nuvem e subiu o monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites!