1 “Faça também um altar de madeira de acácia para queimar incenso. 2 O altar deve ser quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado, e noventa centímetros de altura. Os chifres, nas pontas e o altar devem formar uma só peça inteiriça. 3 Revista de ouro a parte de cima, as paredes laterais e os chifres. Além disso, faça uma moldura de ouro. 4 Faça duas argolas de ouro de cada lado do altar, logo abaixo da moldura. Essas argolas servem para sustentar as varas utilizadas para carregar o altar. 5 As varas serão de madeira de acácia, recobertas de ouro. 6 Coloque o altar em frente ao véu que se encontra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ela. Ali me encontrarei com você.
7 “Arão queimará nesse altar o incenso aromático todas as manhãs, quando vier preparar as lâmpadas, 8 e também à tarde, quando vier acendê-las. O incenso será queimado continuamente perante o Senhor, de geração em geração. 9 Não ofereçam o que não seja meu nesse altar, nem ofertas queimadas, nem oferta de cereais. Também não apresente ofertas de bebida sobre ele. 10 Uma vez por ano, Arão fará uma cerimônia de propiciação sobre os chifres do altar com o sangue do animal sacrificado para tirar os pecados do povo. Isto será feito pelas gerações. Esse altar é santíssimo ao Senhor”.
11 O Senhor disse ainda a Moisés: 12 “Quando você fizer o recenseamento do povo de Israel, preste atenção! Cada israelita terá de pagar o seu próprio resgate ao Senhor quando for contado. Dessa maneira, nenhuma praga virá sobre eles quando a contagem estiver sendo feita. 13 Todo aquele que passar pelo recenseamento contribuirá com seis gramas de prata, com base no peso padrão do santuário, que é de doze gramas de prata. Os seis gramas serão uma oferta ao Senhor. 14 Todo aquele que tiver mais de vinte anos de idade e for registrado no recenseamento, dará essa oferta ao Senhor. 15 O rico não dará mais de seis gramas, nem o pobre menos que seis gramas, quando apresentarem a oferta ao Senhor quando pagarem pelos pecados da sua vida. 16 Receba dos israelitas o dinheiro dessas ofertas pelo perdão dos pecados e use-o no serviço do Tabernáculo. Assim, as ofertas pelos pecados feitas por suas vidas serão sempre lembradas diante do Senhor”.
17 O Senhor continuou falando com Moisés: 18 “Faça uma bacia de bronze com uma base de bronze, para servir de lavatório. Coloque a bacia entre o santuário e o altar, e encha-a de água. 19 Arão e seus filhos devem lavar as mãos e os pés com a água da bacia. 20 Toda vez que entrarem no santuário ou quando se aproximarem do altar para prestarem serviço ao Senhor, apresentando uma oferta queimada ao Senhor, terão de lavar-se com água para que não morram. 21 Eles, pois, lavarão as mãos e os pés para que não morram. Isso é lei permanente para Arão e os seus descendentes, de geração em geração”.
22 Em seguida, o Senhor disse a Moisés: 23 “Junte as mais finas especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de cálamo aromático, 24 três quilos de cássia aromática, com base no peso padrão do siclo do santuário, e aproximadamente 5 litros de azeite de oliveira. 25 Entregue tudo aos perfumistas especializados para prepararem uma mistura de aromas, que será o óleo sagrado para a unção. 26 Use esse óleo sagrado para ungir o Tabernáculo, a arca da aliança, 27 a mesa e todos os utensílios, o candelabro com seus utensílios, o altar de incenso, 28 o altar das ofertas queimadas com todos os seus utensílios e a bacia com a sua base. 29 Deste modo você consagrará todas essas coisas e se tornarão santíssimas, e tudo o que tocar nelas se tornará santo.
30 “Use também o óleo da unção para derramar em Arão e nos seus filhos e consagreos para me servirem como sacerdotes. 31 Diga aos israelitas: ‘Este será o meu óleo sagrado para a unção, geração após geração. 32 Ele não deverá ser usado para ungir o corpo de nenhum outro homem, e não fabriquem outro óleo com a mesma fórmula. Esse óleo é sagrado, e assim deve ser considerado. 33 Qualquer pessoa que preparar óleo com essa fórmula, ou ungir um estranho, será eliminada do meio do seu povo’ ”.
34 O Senhor deu ordens a Moisés, a respeito do incenso, dizendo: “Junte as seguintes essências: estoraque, ônica, gálbano e incenso puro, todas em quantidades iguais, 35 e faça um incenso de mistura aromática. Tempere com sal, puro e santo, segundo a arte do perfumista. 36 Moa uma parte desse incenso para que se torne pó. Coloque o incenso em pó em frente à arca da aliança, no Tabernáculo, onde me encontrarei com você. Considerem esse incenso santíssimo. 37 Ninguém deve usar essa fórmula para fabricar incenso para uso particular. Considerem-no sagrado, dedicado ao Senhor. 38 Quem fizer incenso parecido, para usufruir do seu aroma, será eliminado do seu povo”.