1 Foi assim que Cristo nos libertou. Agora, cuidem de permanecer livres e não fiquem novamente presos pelas cadeias da escravidão. 2 Escutem bem o que eu, Paulo, digo a vocês: Se vocês estão contando com a circuncisão e a guarda das leis judaicas para fazê-los justos diante de Deus, então Cristo não pode salvá-los. 3 E vou repetir: Qualquer um que se deixa circuncidar precisa obedecer a toda a Lei. 4 Cristo é inútil para vocês se estão achando que podem saldar a sua dívida para com Deus pela guarda daquela Lei; vocês se privaram da graça de Deus.

5 Mas nós, pela ajuda do Espírito, estamos aguardando pela fé a justiça que é a nossa esperança. 6 Porque os que estão em Jesus Cristo não precisam se preocupar em serem circuncidados ou não, porque a circuncisão não tem efeito algum, pois tudo quanto precisamos é a fé operando pelo amor.

7 Vocês estavam indo tão bem. Que foi que aconteceu com vocês para impedi-los de seguir a verdade? 8 Certamente que não foi Deus. 9 “Basta um pouco de fermento para levedar toda a massa”.

10 Estou confiando no Senhor para fazê-los voltar a crer como eu a respeito dessas coisas. Deus se encarregará daquela pessoa, seja quem for, que vem perturbando e confundindo vocês.

11 Irmãos, eu não prego que a circuncisão e as leis judaicas são necessárias ao plano da salvação. Se eu pregasse tal coisa, não seria mais perseguido — pois essa mensagem não desagrada a ninguém. O fato de ainda estar sendo perseguido prova que eu continuo pregando o escândalo da cruz.

12 Quanto a esses mestres que perturbam vocês, eu gostaria que eles mesmos se mutilassem!

13 Porque vocês, caros irmãos, receberam a liberdade: não a liberdade para dar lugar à vontade da carne, mas a liberdade para amarem e servirem uns aos outros. 14 Pois toda a Lei pode ser resumida neste único mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 15 Mas se, em lugar de mostrarem amor entre si, vocês estão sempre se mordendo e se devorando, cuidado para não se destruírem mutuamente.

16 Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão sempre satisfazendo os desejos da natureza pecaminosa. 17 Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões. 18 Se vocês são guiados pelo Espírito Santo, não estão mais debaixo da Lei.

19 Ora, as obras da natureza humana produzirão os seguintes resultados: imoralidade sexual; impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio e discórdia; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; dissensões, facções, 21 inveja, embriaguez, orgias e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente, como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.

22 Mas, quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, retidão, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas.

24 Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram seus maus desejos e paixões.

25 Se agora estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida. 26 Então não precisaremos mais andar em busca de honras e de popularidade, que levam à inveja e aos maus sentimentos.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS