1 Quando Abrão estava com 99 anos de idade, o Senhor apareceu a ele, e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso. Faça a minha vontade e seja íntegro. 2 Farei uma aliança com você e multiplicarei grandemente os seus descendentes”.

3 Vendo que Deus estava falando, Abrão prostrou-se, com o rosto no chão, e Deus lhe disse: 4 “Esta é a minha aliança com você: ‘Você será o pai de muitas nações. 5 Por isso mudo o seu nome de Abrão para Abraão, porque farei de você pai de numerosas nações. 6 Farei com que seus descendentes sejam muito numerosos e formem muitas nações. Entre os seus descendentes haverá reis. 7 Esta aliança que estabeleço será entre mim e você e os seus descendentes, de geração em geração. Eu serei o seu Deus e o Deus dos seus descendentes. 8 E darei a eles toda a terra de Canaã, onde você está morando como estrangeiro. Ela será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles’.

9 “Agora veja a sua parte neste pacto”, disse Deus a Abraão. “Guarde a minha aliança, você e seus descendentes. 10 Esta é a minha aliança que você e os seus descendentes devem guardar: todos do sexo masculino devem ser circuncidados. 11 Esta circuncisão será o sinal da aliança entre mim e você. É a prova de que você e seus descendentes aceitam a minha aliança. 12 Todos os que forem do sexo masculino serão circuncidados no oitavo dia, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros. 13 Tanto os nascidos em casa quanto os comprados terão de ser circuncidados. Esta marca no corpo de vocês será um sinal permanente da minha aliança eterna. 14 Todo aquele do sexo masculino que não for circuncidado será cortado do seu povo. Ele quebrou a minha aliança”.

15 Deus continuou falando: “Sarai também vai mudar de nome. De agora em diante sua mulher se chamará Sara. 16 Abençoarei Sara e darei a você um filho por meio dela. Sim, eu abençoarei Sara e farei que ela seja mãe de nações!” 17 Então Abraão prostrou-se, com o rosto no chão, ficou perplexo e disse a si mesmo: “Será que um homem de cem anos de idade pode gerar um filho? Será que Sara pode dar à luz aos noventa anos?” 18 E Abraão disse a Deus: “Que Ismael possa ser abençoado pelo Senhor!”

19 Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, dará um filho a você, e você deverá dar a ele o nome de Isaque. Firmarei a minha aliança com ele e com os seus descendentes para sempre. 20 Quanto a Ismael, levarei em conta o seu pedido. Eu abençoarei Ismael e tornarei muito numerosa a sua descendência. Doze príncipes estarão entre os seus descendentes. Ismael será o pai de um grande povo. 21 Mas a minha aliança será com Isaque, filho que Sara lhe dará daqui a um ano”. 22 Depois de terminar de falar com Abraão, Deus subiu e se retirou.

23 Naquele mesmo dia, Abraão pegou seu filho Ismael e a todos os escravos nascidos em sua casa e os que foram comprados, do sexo masculino, e os circuncidou, como Deus lhe tinha ordenado. 24 Abraão tinha 99 anos quando foi circuncidado, 25 e seu filho Ismael tinha treze. 26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados no mesmo dia. 27 E com Abraão foram circuncidados todos os meninos e homens da casa de Abraão, incluindo os escravos, tanto os da sua casa quanto os comprados.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS