1 Lá dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus.
2 Ele orou assim: “Em meu desespero gritei ao Senhor pedindo ajuda, e ele me respondeu. Quando eu já estava às portas da morte clamei por socorro, e o Senhor ouviu o meu clamor!
3 O Senhor me lançou ao fundo do oceano, no coração dos mares; afundei até ficar completamente coberto pelas grandes ondas do mar. 4 Foi aí que eu disse: ‘Ó Deus, o Senhor me rejeitou e me expulsou da sua presença. Será que algum dia voltarei a ver o seu santo templo?’
5 Afundei sob as ondas. As águas se fecharam sobre mim. As algas se enrolaram na minha cabeça. 6 Cheguei até a base das montanhas, ao fundo do mar. Fui separado do mundo dos vivos e fiquei prisioneiro na terra da morte para sempre. Porém, o Senhor, o meu Deus, me arrancou das garras da morte!
7 “Quando eu já tinha perdido toda a esperança, lembrei-me mais uma vez do Senhor, e a minha oração mais sincera subiu até o seu santo templo. 8 “Os que adoram ídolos inúteis perdem a oportunidade de receber todas as provas de bondade que Deus oferece!
9 “Como poderia agradecer tudo o que o Senhor fez por mim? Prometo cumprir todas as promessas que lhe fiz, pois só o Senhor é capaz de me salvar”.
10 Então o Senhor ordenou ao peixe que vomitasse Jonas em terra firme, e assim aconteceu.