1 O Senhor chamou Moisés ao Tabernáculo e lhe disse: 2 “Fale o seguinte aos israelitas: Quando alguém de vocês oferecer sacrifício ao Senhor, escolha um animal do seu gado ou do seu rebanho de ovelhas.
3 “Se a oferta queimada for de gado, deverá ser usado um macho sem defeitos físicos. Traga o animal à entrada do Tabernáculo, para que seja aceito pelo Senhor. 4 Aquele que estiver fazendo a oferta colocará a mão sobre a cabeça do animal, para que seja aceito no seu lugar. Ou seja, o animal é sacrificado, sofrendo no lugar do homem o castigo dos seus pecados, e o homem fica livre do castigo desses pecados. 5 O homem matará o touro ou novilho diante do Senhor, e os descendentes de Arão — os sacerdotes — apresentarão o sacrifício ao Senhor, borrifando o sangue em todos os lados do altar que está à entrada do Tabernáculo. 6 Em seguida, eles deverão tirar a pele do animal e cortá-lo em pedaços. 7 E os descendentes do sacerdote Arão acenderão fogo sobre o altar e arrumarão a lenha para o fogo. 8 Depois colocarão os pedaços junto com a cabeça e a gordura sobre a lenha do fogo do altar. 9 As vísceras e as pernas serão lavadas com água e depois queimadas sobre o altar pelo sacerdote. Então será uma oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.
10 “Se a oferta for de animal pequeno, quer de carneiro ou de cabrito, terá de ser um macho sem defeito. 11 O homem que estiver fazendo a oferta, terá de matar o animal diante do Senhor. Fará isso no lado norte do altar. E os sacerdotes, descendentes de Arão, borrifarão o sangue sobre o altar, em todos os lados. 12 Depois o homem cortará o animal em pedaços. O sacerdote colocará os pedaços, junto com a cabeça e a gordura, sobre a lenha do fogo do altar. 13 Mas as vísceras e as pernas terão de ser primeiro lavadas com água. Então o sacerdote queimará tudo sobre o altar, como oferta de aroma agradável ao Senhor.
14 “Se a oferta queimada ao Senhor for de aves, poderá ser de rolinhas ou de pombinhas. 15 O sacerdote trará a ave ao altar e torcerá o pescoço dela com a mão. Depois queimará tudo sobre o altar e deixará o sangue da ave escorrer pela parede do altar. 16 Então o sacerdote tirará o papo e as penas, e jogará tudo isso do lado leste do altar, junto com as cinzas. 17 Em seguida, rasgará a ave pelas asas, mas sem que fique inteiramente partida. E o sacerdote a queimará sobre a lenha acesa do altar. É uma oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.