1 Enquanto isso, as multidões cresciam até o ponto de milhares de pessoas estarem se atropelando e pisando umas nas outras. Então Jesus voltou-se para os seus discípulos e os advertiu: “Mais do que qualquer outra coisa, tomem cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a hipocrisia. 2 Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou o que está oculto que não venha a ser conhecido. 3 Tudo o que foi dito no escuro, será ouvido na claridade, e o que se sussurrou dentro de casa, será anunciado dos telhados, para que todos ouçam!
4 “Queridos amigos, não tenham medo dos que podem matar o corpo, mas depois não podem fazer mais. 5 Porém eu lhes direi a quem temer: Temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder de lançar a pessoa no inferno. Sim, eu repito, esse vocês devem temer. 6 Qual é o preço de cinco pardais? Não são duas moedinhas? Mesmo assim, Deus não esquece nem um só deles. 7 Ele sabe até o número dos cabelos da cabeça de vocês! Nunca tenham medo, pois vocês valem muito mais para ele do que muitos pardais.
8 “Eu lhes garanto: Quem me confessar diante das pessoas, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. 9 Porém aqueles que me negarem aqui diante das pessoas, serão negados diante dos anjos de Deus. 10 Aqueles que falam contra mim podem ser perdoados, mas os que falam contra o Espírito Santo não serão perdoados.
11 “E, quando vocês forem levados à presença destes governantes judaicos e das autoridades das sinagogas, não se preocupem com o que dizer em sua defesa. 12 Porquanto o Espírito Santo lhes dará as palavras certas no momento oportuno”.
13 Então alguém gritou no meio da multidão: “Mestre, por favor, diga ao meu irmão que divida comigo a herança do meu pai”.
14 Mas Jesus respondeu: “Homem, quem me pôs como juiz sobre vocês para decidir coisas assim? 15 Cuidado! Não andem sempre querendo o que vocês não têm. Porque o valor da vida que alguém tem não depende da quantidade de bens que possui”.
16 Então contou a seguinte parábola: “Um homem rico tinha uma fazenda que deu boas colheitas. 17 Com isso seus depósitos ficaram cheios, e ele não tinha mais onde colocar a sua colheita. O homem pensou no seu problema. ‘Que devo fazer?’
18 “Finalmente exclamou: ‘Já sei o que vou fazer. Derrubarei os meus celeiros e construirei outros maiores! Assim terei espaço suficiente para guardar tudo. 19 Depois eu vou descansar e dizer para mim mesmo: Amigo, você guardou o suficiente para os anos futuros. Agora, sim! Descanse, coma, beba e alegre-se’.
20 “Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E então, quem ficará com tudo que você preparou?’
21 “Sim, assim acontece com todo aquele que junta riquezas para si mesmo, mas não é rico para com Deus”.
22 Então, voltando-se para os seus discípulos, disse: “É por isso que eu digo a vocês: Não se preocupem com a vida quanto ao que comer ou com o corpo quanto às roupas para vestir. 23 Porque a vida é muito mais importante do que a comida, e o corpo, mais importante do que as roupas. 24 Olhem para os corvos; eles não plantam, não colhem, nem têm depósitos para guardar seu alimento, e mesmo assim passam bem; pois Deus cuida deles. E vocês valem muito mais para Deus do que as aves! 25 Além disso, qual é a vantagem de preocupar-se? Que bem faz? Quem de vocês por mais que se preocupe pode acrescentar um dia sequer à vida de vocês? 26 E se a preocupação não pode nem mesmo fazer coisas tão pequenas, qual é a vantagem de preocupar-se com coisas maiores?
27 “Olhem para os lírios! Eles não trabalham nem tecem, e nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. 28 Se Deus dá esta roupagem para as flores que hoje estão aqui e amanhã desaparecem e são lançadas no fogo, vocês não acham que ele proverá roupa para vocês, homens de pequena fé? 29 Não se preocupem com o que comer e o que beber; não se preocupem com nada. 30 A humanidade cansa-se em correr atrás da comida de cada dia, mas o Pai celeste conhece as necessidades de todos. 31 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e ele lhes dará todas essas coisas.
32 “Portanto, não tenha medo, pequeno rebanho, porque é uma grande felicidade para o Pai dar o Reino a vocês. 33 Vendam o que têm e deem aos que estão em necessidade. Isto aumentará seus tesouros no céu, onde não há ladrão para roubar, nem traça para destruir. 34 Pois, onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração.
35 “Estejam preparados para servir, e conservem acesas as suas lamparinas, 36 para quando o Senhor voltar da festa de casamento. Assim poderão abrir a porta e deixá-lo entrar no momento em que ele chegar e bater. 37 Felizes os servos que estiverem prontos, esperando a volta dele. Eu lhes afirmo que ele colocará todos à mesa, e se vestirá para servi-los. 38 Ele pode vir às nove horas da noite, ou até à meia-noite. Porém, felizes são os servos que o senhor encontrar prontos! 39 Lembrem-se disto: Se o dono da casa soubesse a que horas o ladrão viria, não o deixaria arrombar a porta. 40 Portanto, estejam sempre preparados; pois o Filho do Homem virá quando menos se esperar”.
41 Pedro perguntou: “O Senhor está contando esta parábola só a nós, ou para todos?”
42 E o Senhor respondeu: “Estou falando a qualquer homem fiel e ajuizado, cujo patrão lhe dá a responsabilidade de alimentar os outros servos. 43 Se o seu patrão voltar e verificar que ele fez um bom trabalho, 44 haverá uma recompensa: seu patrão o encarregará de todos os seus bens. 45 Mas, se o homem começar a pensar: ‘Meu senhor não voltará tão cedo’, e começar a bater nos servos e servas, e a gastar o tempo com festas e bebedeira, 46 o seu senhor voltará sem aviso e o afastará do seu cargo de confiança, e o castigará severamente.
47 “Aquele servo que conhece a vontade do seu patrão e não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitos açoites. 48 Mas todo aquele que sabe que a sua conduta é má, será castigado com poucos açoites. A quem muito é dado, muito será exigido; e a quem foi confiado muito, deste muito mais será pedido.
49 “Eu vim lançar fogo à terra, e gostaria que já estivesse aceso. 50 Há um terrível batismo diante de mim, e como eu me sinto aflito até que tudo se realize! 51 Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não! Pelo contrário, vim trazer divisão! 52 De agora em diante famílias inteiras se dividirão: três contra dois e dois contra três. 53 Os pais ficarão contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães ficarão contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras ficarão contra as noras, e as noras, contra as sogras”.
54 Então ele voltou-se para a multidão e disse: “Quando vocês veem as nuvens começando a formar-se no ocidente, logo dizem: ‘Vai chover’. E têm razão. 55 Quando sopra o vento sul, vocês dizem: ‘Hoje vai fazer calor’. E assim ocorre. 56 Hipócritas! Vocês interpretam o céu tão bem, mas não sabem interpretar o tempo presente.
57 “Por que se recusam a ver por si mesmos o que é correto? 58 Se você encontrar com o seu acusador no caminho para o tribunal, procure resolver a questão antes que cheguem ao juiz, para que este não o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça não o jogue na prisão. 59 Porque se isso acontecer, você não ficará livre outra vez enquanto o último centavo não for totalmente pago”.