1 Jesus disse aos seus discípulos: “Sempre haverá coisas que levem as pessoas a tropeçar, mas ai daquele por meio de quem elas acontecerem. 2 Seria muito melhor para ele que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço do que levar um desses pequeninos a pecar. 3 Eu estou avisando a vocês! “ ‘Chame a atenção de seu irmão se ele pecar, e perdoe-lhe se ele se arrepender.
4 Mesmo que ele pecar sete vezes por dia contra você, se ele voltar e disser: Estou arrependido, todas as sete vezes você deve perdoar-lhe’ ”.
5 Um dia os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumente a nossa fé!”
6 Jesus respondeu: “Se vocês tivessem a fé do tamanho de um grão de mostarda, ela seria suficientemente grande para dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’; a ordem de vocês seria logo obedecida!
7 “Qual de vocês que tendo um servo que esteja arando no campo ou cuidando das ovelhas, vai dizer a ele quando ele voltar do campo: ‘Venha depressa e sente-se para comer’? 8 Na verdade você dirá: ‘Prepare primeiro a minha refeição, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois você pode comer e beber’. 9 Nem assim ele recebe agradecimentos, porque está apenas fazendo o que deve fazer. 10 Assim, pois, se vocês obedecerem a tudo o que foi mandado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis, porque apenas cumprimos o nosso dever!’ ”
11 Continuando eles o caminho para Jerusalém, chegaram à divisa entre a Galileia e Samaria. 12 E quando entraram em uma aldeia dali, dez leprosos dirigiram-se a ele, ficaram a certa distância 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tenha misericórdia de nós!”
14 Ele olhou para eles e disse: “Vão aos sacerdotes e peçam que examinem vocês!” E enquanto eles iam, a lepra desapareceu!
15 Um deles voltou a Jesus, louvando a Deus em alta voz. 16 E lançou-se aos pés de Jesus, com o rosto em terra, agradecendo-lhe pelo que ele havia feito. Este homem era um samaritano.
17 Jesus perguntou: “Não foram dez homens que eu curei? Onde estão os outros nove? 18 Só este estrangeiro voltou para louvar a Deus?” 19 E Jesus disse ao homem: “Levante-se e vá embora; a sua fé o salvou”.
20 Um dia, os fariseus perguntaram a Jesus: “Quando vai começar o Reino de Deus?” Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem acompanhado por sinais visíveis. 21 Não se poderá dizer: ‘Começou aqui neste lugar, ou ali naquela parte do país’, porque o Reino de Deus está entre vocês”.
22 Mais tarde ele voltou a falar sobre isso com os seus discípulos: “Chegará o tempo em que vocês desejarão que o Filho do Homem esteja com vocês nem que seja por um dia só, porém ele não estará aqui. 23 Dirão a vocês: ‘Lá está ele!’ ou ‘Ele está aqui!’ Não creiam nisso nem saiam para procurar. 24 Porque quando o Filho do Homem voltar, vocês saberão, sem sombra de dúvida. Será tão evidente como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu. 25 Mas primeiro é necessário que ele sofra muito e seja desprezado por toda esta nação.
26 “Assim como foi com o povo no tempo de Noé, também será nos dias do Filho do Homem. 27 Eles comiam, bebiam, e se casavam, tudo como de costume, até o dia em que Noé entrou na arca; então veio o dilúvio e destruiu a todos.
28 “A mesma coisa aconteceu nos dias de Ló. O povo andava para lá e para cá em seus negócios diários, comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo. 29 No dia em que Ló deixou Sodoma, fogo e enxofre caíram do céu, e todos foram destruídos.
30 “Assim será o dia em que o Filho do Homem se manifestar. 31 Aqueles que estiverem no telhado de sua casa naquele dia, não devem descer para arrumar sua bagagem dentro de casa; aqueles que estiverem nos campos, não devem voltar para a cidade. 32 Lembrem-se do que aconteceu com a esposa de Ló! 33 Todo aquele que tentar salvar a sua vida, a perderá, e quem perder a sua, vai salvá-la. 34 Naquela noite duas pessoas estarão dormindo no mesmo quarto; uma será levada, e a outra será deixada. 35 Duas mulheres estarão trabalhando juntas moendo trigo; uma será levada, e a outra será deixada; 36 da mesma forma será com as pessoas que estiverem trabalhando lado a lado nos campos; uma será tirada e a outra deixada”.
37 “Senhor, para onde serão levados?”, perguntaram os discípulos. Jesus respondeu: “Onde houver um cadáver, ali os urubus se ajuntarão!”