1 “Não julguem, e assim vocês não serão julgados! 2 Porque como vocês julgarem os outros, vocês também serão julgados. E a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3 “E por que se preocupar com um cisco no olho de um irmão, quando você tem uma tábua no seu próprio olho? 4 Você dirá: ‘Amigo, deixe-me ajudar a tirar esse cisco do seu olho’, quando você mesmo nem pode enxergar, por causa da tábua que está no seu próprio olho? 5 Hipócrita! Livre-se da tábua primeiro, assim você poderá enxergar para tirar o cisco do olho do seu irmão.

6 “Não deem para os cães o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; nem atirem pérolas aos porcos, porque eles pisarão nas pérolas!

7 “Peçam, e vocês receberão aquilo que pedirem. Procurem e vocês acharão. Batam, e a porta se abrirá. 8 Pois todo aquele que pede, recebe. Qualquer um que procura, acha. Se vocês baterem, a porta será aberta.

9 “Se um filho pedir ao pai um pão, receberá uma pedra em seu lugar? 10 Se ele pedir peixe, receberá uma serpente venenosa? Claro que não! 11 E se vocês, que têm um coração duro e são pecadores, sabem dar bons presentes aos seus filhos, quanto mais o seu Pai, que está nos céus, dará seguramente coisas boas àqueles que lhe pedirem.

12 “Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês. Isto é em poucas palavras o ensino da Lei de Moisés e dos Profetas.

13 “Só se pode entrar no céu pela porta estreita! O caminho que leva para a perdição é amplo, e sua porta é bastante larga; multidões escolhem passar por ela. 14 Mas a porta que leva à vida é estreita e o caminho é apertado, e poucos o encontram.

15 “Cuidado com os falsos profetas que vêm disfarçados em peles de ovelhas, mas são lobos devoradores. 16 Vocês podem descobri-los pela maneira como agem, assim como podem identificar uma árvore pelo seu fruto. Vocês nunca confundirão uma videira com um espinheiro! Ou figos com ervas daninhas! 17 As diversas qualidades de árvores frutíferas podem ser rapidamente identificadas pelos seus frutos. 18 Uma árvore boa nunca dá frutos que não se podem comer. E uma árvore que sempre dá frutos ruins, não pode dar um fruto que se pode comer. 19 Por isso, as árvores que dão frutos que não se podem comer são cortadas e atiradas no fogo. 20 Assim, o meio de identificar uma árvore ou uma pessoa é pela qualidade dos seus frutos.

21 “Nem todo aquele que se refere a mim como ‘Senhor’ entrará no Reino dos céus. A questão decisiva é se a pessoa faz a vontade do meu Pai que está nos céus.

22 “No dia do Juízo muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos a seu respeito, e usamos o seu nome para expulsar demônios e para fazer muitos milagres?’ 23 Mas eu responderei: ‘Vocês nunca foram meus. Vão embora, porque as suas obras são más’.

24 “Todos os que ouvem os meus ensinos e os praticam são ajuizados, como um homem que constrói sua casa na rocha sólida. 25 Embora a chuva caia em torrentes, as enchentes subam e os ventos de tempestades soprem contra sua casa, ela não cairá, porque está construída sobre a rocha.

26 “Mas aqueles que ouvem os meus ensinos e não obedecem são insensatos, como um homem que constrói sua casa sobre a areia. 27 Porque quando as chuvas e as enchentes vierem, e os ventos de tempestades soprarem contra sua casa, ela cairá fazendo um barulho medonho”.

28 As multidões ficaram maravilhadas com o ensino de Jesus, 29 porque ele ensinava como alguém que tinha grande autoridade e não como os mestres da lei.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS