1 O Senhor disse a Moisés: 2 “Diga ao povo de Israel que traga doze varas, uma vara para cada líder das tribos. Escreva o nome de cada líder em uma das varas. 3 Mas o nome de Arão será colocado na vara de Levi, pois é necessário que haja uma vara para cada líder da tribo. 4 Coloque essas varas no Tabernáculo diante da arca das tábuas da aliança, onde eu me encontro com vocês. 5 A vara daquele que eu escolher florescerá, para que o povo pare de se queixar contra vocês”.
6 Então Moisés falou aos israelitas, e todos os líderes trouxeram as varas, uma vara para cada líder das tribos, inclusive a vara com o nome de Arão. 7 Moisés colocou as varas perante o Senhor, em frente à arca da aliança.
8 No dia seguinte quando Moisés entrou no Tabernáculo, viu que a vara de Arão, representante da tribo de Levi, tinha brotos, flores e amêndoas. 9 Então Moisés retirou todas as varas da presença do Senhor e as levou a todos os filhos de Israel. Eles viram as varas, e cada líder pegou a sua vara.
10 E o Senhor disse a Moisés: “Ponha a vara de Arão de volta em frente à arca da aliança, para servir de sinal para os rebeldes, a fim de que parem de se queixar contra mim e não morram”. 11 E Moisés agiu de acordo com as ordens do Senhor.
12 Então os israelitas disseram a Moisés: “Nós morreremos! Morreremos todos. Estamos todos perdidos! 13 Porque todo aquele que chegar perto do Tabernáculo do Senhor morrerá! Será que todos vamos morrer?”