1 Vieram então as filhas de Zelofeade, que era filho de Héfer, que era filho de Maquir, que era filho de Manassés; Zelofeade pertencia ao grupo de famílias de Manassés, que era filho de José. Os nomes das filhas de Zelofeade eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. 2 Elas se prostraram à entrada do Tabernáculo diante de Moisés, do sacerdote Eleazar, dos líderes do povo e de toda a comunidade de Israel, e disseram: 3 “Nosso pai morreu no deserto. Ele não participou da revolta de Coré, que se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado e não teve filhos. 4 Então por que o nome de nosso pai deveria desaparecer do seu grupo de famílias por não ter tido filhos? Achamos que deveríamos receber uma propriedade junto com os irmãos de nosso pai”.
5 Então Moisés levou o caso perante o Senhor, 6 e o Senhor respondeu a Moisés: 7 “As filhas de Zelofeade estão certas. Você deve dar a elas uma propriedade por herança entre os parentes de seu pai, e passará a elas a herança de seu pai.
8 “Diga aos israelitas: Quando um homem morrer e não deixar filhos, a herança pertencerá à sua filha. 9 Se ele não tiver filha, então a herança pertencerá aos irmãos dele. 10 E se não tiver irmãos, a herança pertencerá aos irmãos de seu pai. 11 E se o pai não tiver irmãos, a herança pertencerá ao parente mais próximo do seu grupo de famílias. Esta lei deve ser obedecida pelos israelitas, como o Senhor ordenou a Moisés”.
12 Depois o Senhor disse a Moisés: “Suba até o alto do monte Abarim e olhe a terra que dei ao povo de Israel. 13 Depois de ver a terra, você morrerá, como seu irmão Arão, 14 porque vocês dois desobedeceram à minha ordem de reconhecer diante deles o meu santo nome, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim”. Isso aconteceu nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.
15 Então Moisés disse ao Senhor: 16 “Ó Senhor, o Deus que cria e conserva toda a vida, aponte um homem para liderar este povo, 17 alguém que guie o povo e vá com ele à guerra, para que o povo de Israel não seja como ovelha sem pastor”.
18 Então o Senhor disse a Moisés: “Chame Josué, filho de Num, que tem o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. 19 Apresente-o ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e transmita as ordens para ele na presença de todos. 20 Ponha sobre ele a sua autoridade, para que todo o povo obedeça ao novo líder. 21 Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que consultará o Urim perante o Senhor para conhecer a vontade do Senhor. Josué e toda a comunidade de Israel seguirão as suas instruções. É assim que o Senhor continuará guiando o povo”.
22 Moisés fez de acordo com a vontade do Senhor; chamou Josué e o mostrou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. 23 Impôs as mãos sobre ele e transmitiu as ordens do Senhor e o tornou seu sucessor.