1 Depois disso, o anjo que conversava comigo me acordou, como se eu tivesse estado dormindo.
2 “O que é que você está vendo agora?”, ele perguntou. Eu respondi: “Vejo um castiçal dourado, com sete lâmpadas. Acima do castiçal há um vaso de azeite que abastece as lâmpadas, deixando o azeite correr por sete tubos.
3 E há duas oliveiras junto ao vaso, uma à direita e outra à esquerda”.
4 “O que é isto, senhor?”, eu perguntei ao anjo que falava comigo, “o que significa?”
5 E o anjo perguntou: “Você não sabe mesmo?” Eu respondi: “Não, meu senhor. Não sei”.
6 Então ele me disse: “Esta é a mensagem do Senhor a Zorobabel: ‘Não é pela força, nem pela violência que vocês vencerão. Será pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
7 “Portanto, não há obstáculo, por maior que seja, que possa parar Zorobabel! Todos os obstáculos cairão diante dele, e Zorobabel colocará a pedra principal deste templo. E o povo vai gritar: “Só pela graça de Deus é que fizemos tudo isso!”
8 Uma outra mensagem que recebi do Senhor dizia o seguinte: 9 “Zorobabel colocou os alicerces do templo e vai completá-lo. Assim vocês vão saber que estas mensagens vieram do Senhor dos Exércitos.
10 “Não desprezem esse começo humilde, porque vocês se alegrarão vendo o trabalho começar, e a pedra principal nas mãos de Zorobabel”. Então ele me disse: “As sete lâmpadas do castiçal representam os olhos do Senhor que veem tudo o que se passa na terra”.
11 Então eu perguntei sobre as duas oliveiras que estavam junto ao castiçal, 12 e sobre os dois ramos de oliveira pelos quais corria o azeite, que caía em duas vasilhas por dois tubos dourados.
13 “Você não sabe?”, perguntou ele. E eu respondi: “Não, meu senhor”.
14 Então ele me disse: “Eles representam os dois ungidos que o Senhor usa para cumprir a sua vontade na terra”.