1 O Senhor disse a Moisés:
2 ― Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais.
3 Então, Moisés disse ao povo: ― Lembrem‑se deste dia em que vocês saíram do Egito, da casa da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado.
4 Neste dia do mês de abibe, vocês estão saindo. 5 Quando o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus — terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês, terra onde fluem leite e mel —, vocês deverão celebrar esta cerimônia neste mesmo mês. 6 Durante sete dias, comam pão sem fermento e, no sétimo dia, façam uma festa dedicada ao Senhor. 7 Comam pão sem fermento durante os sete dias; não haja nada fermentado entre vocês nem fermento algum em todo o seu território.
8 ― Nesse dia, cada um dirá ao seu filho: “Assim faço pelo que o Senhor fez por mim quando saí do Egito”. 9 Isto lhe será como sinal na sua mão e memorial na sua testa, para que a lei do Senhor esteja nos seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa. 10 Cumpra este estatuto na época certa, de ano em ano.
11 ― Depois que o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus e entregá‑la a vocês, como jurou a vocês e aos seus antepassados, 12 dediquem ao Senhor o primeiro nascido de todo ventre. Todos os primeiros machos dos seus rebanhos pertencem ao Senhor. 13 Resgatem com um cordeiro toda primeira cria dos jumentos; se, porém, não quiserem resgatá‑la, quebrem‑lhe o pescoço. Resgatem também todo primogênito entre os seus filhos.
14 ― No futuro, quando os seus filhos perguntarem: “Que significa isto?”, digam‑lhes: “Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da casa da escravidão. 15 Quando o faraó resistiu e se recusou a deixar‑nos sair, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, tanto de homens como de animais. Por isso, sacrifico ao Senhor os primeiros machos de todo ventre e resgato todos os nossos primogênitos”. 16 Isto será como sinal na sua mão e marca na sua testa de que o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa.
17 Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora fosse o caminho mais curto, pois disse: “Para que, em caso de guerra, não se desanimem e voltem para o Egito”. 18 Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.
19 Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: “Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem, então, os meus ossos daqui”.
20 Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, na fronteira com o deserto. 21 Durante o dia, o Senhor ia adiante deles em uma coluna de nuvem para guiá‑los no caminho; durante a noite, em uma coluna de fogo para iluminá‑los; assim, podiam caminhar de dia e de noite. 22 A coluna de nuvem não se afastava do povo durante o dia nem a coluna de fogo durante a noite.