1 ― Faça um altar de madeira de acácia para queimar incenso. 2 Será quadrado, com um côvado de cada lado e dois côvados de altura; os chifres formarão com ele uma só peça. 3 Revista de ouro puro a parte superior, todos os lados e os chifres, e faça uma moldura de ouro ao redor. 4 Faça também duas argolas de ouro dos dois lados do altar, abaixo da moldura, que sustentem as varas utilizadas para carregá‑lo. 5 Use madeira de acácia para fazer as varas e revista‑as de ouro. 6 Coloque o altar em frente do véu que se encontra diante da arca do testemunho, diante da tampa que está sobre as tábuas do testemunho, onde me encontrarei com você.
7 ― Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas, 8 e também quando acendê‑las ao entardecer. Será queimado incenso continuamente diante do Senhor, de geração a geração. 9 Não ofereçam nesse altar incenso não autorizado, nem holocausto, nem oferta de cereal, nem derramem sobre ele ofertas de bebidas. 10 Uma vez por ano, Arão fará expiação sobre os chifres do altar. Essa expiação anual será realizada com o sangue da oferta para expiação pelo pecado, de geração a geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor.
11 O Senhor, então, disse a Moisés:
12 ― Quando você fizer o recenseamento dos israelitas, cada um deles terá de trazer ao Senhor um preço pelo resgate por sua vida ao ser contado. Dessa forma, nenhuma praga virá sobre eles quando você os contar. 13 Cada recenseado contribuirá com meio siclo, com base no peso padrão do santuário, que tem vinte geras. O meio siclo é uma oferta ao Senhor. 14 Todos os recenseados, da idade de vinte anos para cima, darão ao Senhor essa oferta. 15 Os ricos não contribuirão com mais nem os pobres darão menos que meio siclo, quando apresentarem a oferta ao Senhor como expiação pela vida deles. 16 Receba dos israelitas o preço da expiação e use‑o para o serviço da tenda do encontro. Será um memorial diante do Senhor em favor dos israelitas, para fazerem expiação pela própria vida.
17 O Senhor, então, disse a Moisés:
18 ― Faça uma bacia de bronze e a sua base de bronze para se lavarem. Coloque‑a entre a tenda do encontro e o altar e mande enchê‑la de água. 19 Arão e os seus filhos lavarão as mãos e os pés com a água da bacia. 20 Toda vez que entrarem na tenda do encontro, terão que lavar‑se com água para que não morram. Quando também se aproximarem do altar para ministrar ao Senhor, apresentando uma oferta preparada no fogo, 21 lavarão as mãos e os pés para que não morram. Este é um estatuto perpétuo para Arão e os seus descendentes, de geração a geração.
22 Em seguida, o Senhor disse a Moisés:
23 ― Junte as seguintes especiarias: quinhentos siclos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, duzentos e cinquenta siclos de canela, duzentos e cinquenta siclos de cana aromática, 24 quinhentos siclos de cássia, com base no peso padrão do santuário, e um him de azeite de oliva. 25 Faça com eles o óleo sagrado da unção, uma mistura de essências — obra de perfumista. Este será o óleo sagrado da unção. 26 Use‑o para ungir a tenda do encontro, a arca do testemunho, 27 a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar do incenso, 28 o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com a sua base. 29 Você os consagrará e serão santíssimos, e tudo o que tocar neles se tornará santo.
30 ― Unja Arão e os seus filhos e consagre‑os para que me sirvam como sacerdotes. 31 Diga aos israelitas: “Este será o meu óleo sagrado da unção, de geração a geração. 32 Não o derramem sobre nenhum outro homem e não façam nenhum outro óleo com a mesma composição. É óleo sagrado, e assim vocês devem considerá‑lo. 33 Quem fizer óleo como este e usá‑lo em alguém que não seja sacerdote será eliminado do meio do seu povo”.
34 O Senhor disse ainda a Moisés: ― Junte as seguintes essências perfumadas: resina perfumada, ônica, gálbano e incenso puro — todas em quantidades iguais —,
35 e faça um incenso de mistura aromática — obra de perfumista. Levará sal e será puro e santo. 36 Moa parte do incenso, até virar pó, e coloque‑o diante das tábuas do testemunho, na tenda do encontro, onde me encontrarei com você. O incenso lhes será santíssimo. 37 Não façam nenhum outro incenso com a mesma composição para uso pessoal; considerem‑no santo para o Senhor. 38 Quem fizer um incenso semelhante, para usufruir a sua fragrância, será eliminado do seu povo.