1 Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros de guerra e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel nem buscam a ajuda que vem do Senhor!
2 Contudo, ele é também sábio e pode trazer a desgraça; ele não volta atrás naquilo que falou. Ele se levantará contra a casa dos perversos, contra quem ajuda os maus.
3 Mas os egípcios são homens, não Deus; os seus cavalos são carne, não espírito. Quando o Senhor estender a mão, aquele que ajuda tropeçará, e aquele que é ajudado cairá; ambos perecerão juntos.
4 Assim me diz o Senhor: “Como quando o leão, o leão grande, ruge ao lado da presa e contra ele se junta um bando de pastores, ele não se intimida com os gritos deles nem se perturba com o seu clamor, assim o Senhor dos Exércitos descerá para combater nas alturas do monte Sião.
5 Como as aves sobrevoam sobre o ninho, assim o Senhor dos Exércitos protegerá Jerusalém; ele a protegerá e livrará; ele passará sobre ela e a salvará”.
6 Voltem para aquele contra quem vocês se revoltaram tão profundamente, ó israelitas! 7 Pois, naquele dia, cada um de vocês rejeitará os ídolos de prata e de ouro que as suas mãos pecaminosas fizeram.
8 “A Assíria cairá por uma espada que não é de homem; uma espada, não de mortais, a devorará. Todos fugirão da espada, e os seus jovens serão sujeitos a trabalhos forçados.
9 A sua fortaleza cairá por causa do pavor; ao verem a bandeira da batalha, os seus líderes entrarão em pânico”, declara o Senhor, cujo fogo está em Sião, cuja fornalha está em Jerusalém.