1 O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, para proclamar liberdade aos cativos e libertação aos prisioneiros,
2 para proclamar o ano do favor do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes
3 e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor para revelar o seu esplendor.
4 Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas, que têm sido devastadas de geração a geração.
5 Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão nos seus campos e nas suas vinhas.
6 Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor; serão designados ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e se orgulharão do que era a glória delas.
7 Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará na sua herança; pois herdará porção dupla na sua terra e terá alegria eterna.
8 “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.
9 Os seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole, entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.”
10 É grande o meu prazer no Senhor! A minha alma regozija‑se no meu Deus! Porque ele me vestiu com as vestes da salvação e pôs sobre mim o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias.
11 Porque, como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.