1 Quando Jabim, rei de Hazor, soube disso, enviou mensagem a Jobabe, rei de Madom, aos reis de Sinrom e Acsafe, 2 e aos reis do norte que viviam nas montanhas, na Arabá ao sul de Quinerete, na Sefelá e em Nafote-Dor, a oeste; 3 aos cananeus a leste e a oeste; aos amorreus, aos hititas, aos ferezeus e aos jebuseus das montanhas; e aos heveus do sopé do Hermom, na região de Mispá. 4 Saíram com todas as suas tropas, um exército imenso, tão numeroso como a areia da praia, além de um grande número de cavalos e carros de guerra. 5 Todos esses reis se uniram e acamparam junto às águas de Merom, para lutar contra Israel.
6 O Senhor disse a Josué: ― Não tenha medo deles, porque amanhã a esta hora os entregarei todos mortos a Israel. A você cabe cortar os tendões dos cavalos deles e queimar os seus carros de guerra.
7 Josué e todo o seu exército os surpreenderam junto às águas de Merom e os atacaram. 8 O Senhor os entregou nas mãos de Israel, que os derrotou e perseguiu até a grande Sidom, até Misrefote-Maim e até o vale de Mispá, a leste. Eles os mataram, sem deixar sobrevivente algum. 9 Josué os tratou como o Senhor lhe tinha ordenado: cortou os tendões dos seus cavalos e queimou os seus carros de guerra.
10 Na mesma ocasião, Josué voltou, conquistou Hazor e matou o seu rei à espada, porque Hazor tinha sido a capital de todos esses reinos. 11 Matou à espada todos os que nela estavam. Separou‑os para destruição, sem poupar nada que respirasse, e incendiou Hazor.
12 Josué conquistou todas essas cidades e matou à espada os reis que as governavam. Separou‑as para destruição, como Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado. 13 Contudo, Israel não incendiou nenhuma das cidades construídas nas colinas, com exceção de Hazor, que Josué incendiou. 14 Os israelitas tomaram posse de todos os despojos e dos animais dessas cidades, mas eliminaram todo o povo à espada, de modo que nenhum foi deixado com vida. 15 Tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés, o seu servo, Moisés ordenou a Josué, e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
16 Assim, Josué conquistou toda aquela terra: a serra central, todo o Neguebe, toda a região de Gósen, a Sefelá, a Arabá, os montes de Israel e as suas planícies, 17 desde o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, no sopé do monte Hermom. Ele capturou todos os seus reis e os matou. 18 Josué guerreou contra todos esses reis por muito tempo. 19 Com exceção dos heveus que viviam em Gibeom, nenhuma cidade fez a paz com os israelitas, que a todas conquistaram em combate. 20 Pois foi o próprio Senhor que lhes endureceu o coração para guerrearem contra Israel, a fim de que fossem separados para destruição e exterminados sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
21 Naquela ocasião, Josué exterminou os anaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá e de Israel. Josué separou‑os para destruição e também as suas cidades. 22 Nenhum dos anaquins foi deixado vivo no território israelita; somente em Gaza, em Gate e em Asdode é que alguns sobreviveram. 23 Assim Josué conquistou toda a terra, conforme o Senhor tinha dito a Moisés, e deu‑a por herança a Israel, repartindo‑a entre as suas tribos. Por fim, a terra teve descanso da guerra.