1 O Senhor disse a Moisés e a Arão:
2 ― Digam o seguinte aos israelitas: “Quando um homem tiver um fluxo que sai do corpo, tal fluxo é impuro. 3 Ele ficará impuro por causa do seu fluxo, quer o seu corpo tenha liberado o fluxo, quer o tenha retido.
4 “Toda cama na qual um homem com fluxo se deitar ficará impura, e qualquer coisa em que se sentar ficará impura. 5 Quem tocar na cama dele lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer. 6 Todo aquele que se sentar sobre qualquer coisa na qual esse homem esteve sentado lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer.
7 “Quem tocar o corpo do homem que tiver um fluxo lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer.
8 “Se o homem com fluxo cuspir em alguém que está puro, este lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer. 9 Toda sela em que o homem com fluxo se sentar para cavalgar ficará impura, 10 e todo aquele que tocar em qualquer coisa que tenha estado debaixo dele ficará impuro até o entardecer; quem carregar essas coisas lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer.
11 “Qualquer pessoa tocada pelo homem com fluxo, sem que este tenha lavado as mãos, lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impura até o entardecer.
12 “A vasilha de barro na qual ele tocar será quebrada; se tocar em qualquer vasilha de madeira, esta será lavada.
13 “Quando um homem ficar limpo do seu fluxo, contará sete dias para a sua purificação; lavará as suas roupas, se banhará em água corrente e ficará puro. 14 No oitavo dia, pegará duas rolinhas ou dois pombinhos e irá diante do Senhor, à entrada da tenda do encontro, e os dará ao sacerdote. 15 O sacerdote os sacrificará, um como oferta pelo pecado e o outro como holocausto, e assim fará expiação diante do Senhor em favor do homem por causa do fluxo.
16 “Quando um homem expelir sêmen, banhará todo o seu corpo com água e ficará impuro até o entardecer. 17 Qualquer peça de roupa ou de couro em que houver sêmen será lavada com água e ficará impura até o entardecer.
18 “Quando um homem se deitar com uma mulher e expelir sêmen, ambos terão que se banhar com água e estarão impuros até o entardecer.
19 “Quando uma mulher tiver o fluxo de sangue da menstruação, ficará impura por sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até o entardecer.
20 “Tudo sobre o qual ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o qual ela se sentar ficará impuro. 21 Qualquer um que tocar na sua cama lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer. 22 Qualquer um que tocar em alguma coisa sobre a qual ela se sentar lavará as suas roupas, se banhará com água e estará impuro até o entardecer. 23 Quem tocar em qualquer coisa, seja a cama, seja o lugar sobre o qual ela se sentou, estará impuro até o entardecer.
24 “Se um homem se deitar com ela e a menstruação dela tocar nele, estará impuro por sete dias; qualquer cama sobre a qual ele se deitar estará impura.
25 “Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora da sua menstruação normal, ou um fluxo que continue além desse período, ela ficará impura enquanto este durar, como nos dias da sua menstruação. 26 Qualquer cama na qual ela se deitar enquanto continuar o seu fluxo estará impura, como acontece com a cama em que ela se deita durante a sua menstruação, e tudo sobre o qual ela se sentar estará impuro, como durante a sua menstruação. 27 Quem tocar em alguma dessas coisas ficará impuro; lavará as suas roupas, se banhará com água e ficará impuro até o entardecer.
28 “Quando ficar limpa do seu fluxo, contará sete dias e depois disso estará pura. 29 No oitavo dia, pegará duas rolinhas ou dois pombinhos e os levará ao sacerdote, à entrada da tenda do encontro. 30 O sacerdote sacrificará um como oferta pelo pecado e o outro como holocausto, e assim fará expiação diante do Senhor em favor dela, por causa da impureza do seu fluxo.
31 “Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com a sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles”.
32 Esta é a regulamentação acerca do homem que tem fluxo e daquele que expele o sêmen, tornando‑se impuro, 33 da mulher na sua menstruação, do homem ou da mulher que têm fluxo e do homem que se deita com uma mulher que está impura.