1 ― Naquele dia, uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, a fim de purificá‑los do pecado e da impureza.
2 ― Naquele dia, eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e nunca mais serão lembrados — declara o Senhor dos Exércitos. — Removerei da terra tanto os profetas como o espírito de impureza. 3 E, se alguém ainda profetizar, o seu pai e a sua mãe lhe dirão: “Você deve morrer, porque disse mentiras em nome do Senhor”. Quando ele profetizar, os seus próprios pais o esfaquearão.
4 ― Naquele dia, todo profeta se envergonhará da sua visão profética. Não vestirá mais um manto de pele para enganar. 5 Ele dirá: “Eu não sou profeta. Sou um agricultor; um homem me adquiriu ainda na minha juventude”. 6 Se alguém lhe perguntar: “Que feridas são estas no seu corpo?”, ele responderá: “Fui ferido na casa dos meus amigos”.
7 “Levante‑se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro!”, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas serão dispersas, e voltarei a minha mão contra os pequeninos.
8 Em toda a terra, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia, a terça parte permanecerá nela”, declara o Senhor.
9 “Colocarei essa terça parte no fogo; eu a refinarei como prata e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. ‘É o meu povo’, direi, e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’.”