1 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, junto com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para construir uma casa para ele. 2 Davi se deu conta que realmente o SENHOR o tinha posto como rei de Israel e tinha feito com que seu reino fosse importante por consideração ao seu povo Israel.
3 Davi tomou como esposas várias mulheres de Jerusalém e teve mais filhos e filhas. 4 Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5 Ibar, Elisua, Elpalete, 6 Nogá, Nefegue, Jafia, 7 Elisama, Beeliada e Elifelete.
8 Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido consagrado rei de todo Israel, foram procurá-lo para matá-lo, mas Davi ficou sabendo dos seus planos e foi enfrentá-los. 9 Os filisteus atacaram o povo do vale de Refaim e roubaram tudo o que puderam. 10 Então Davi perguntou a Deus: — Devo atacar os filisteus? O Senhor me dará a vitória? O SENHOR disse: — Sim, eu lhe darei a vitória.
11 Então Davi foi para Baal-Perazim e venceu os filisteus. Depois ele disse: — Como uma enchente que destrói tudo, assim o SENHOR destruiu os meus inimigos. Por isso Davi chamou aquele lugar de Baal-Perazim.
12 Os filisteus abandonaram as estátuas dos seus deuses e Davi ordenou que as queimassem.
13 Os filisteus voltaram a atacar no vale de Refaim. 14 Davi consultou de novo o SENHOR, e ele respondeu: — Não ataque pela frente. Rodeie-os e ataque-os pela parte de trás, do outro lado das árvores do bálsamo.
15 Assim que você ouvir, por cima das árvores, o rumor de pessoas marchando, ataque imediatamente. Esse é o momento em que Deus irá na sua frente para vencer os filisteus.
16 Davi obedeceu a Deus e derrotou os filisteus, os quais foram perseguidos e mortos por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer. 17 Então a fama de Davi se estendeu por todas as regiões e o SENHOR fez com que todas as nações tivessem temor de Davi.