1 Depois de um tempo, Davi enfrentou os filisteus e os derrotou. Tirou a cidade de Gate e os povos vizinhos do poder dos filisteus. 2 Davi também derrotou os moabitas. Estes se tornaram servos de Davi e começaram a lhe pagar tributo. 3 Davi foi para uma região próxima do rio Eufrates para erguer um monumento em sua honra. Ali, em Hamate, Davi venceu o rei Hadadezer de Zobá. 4 Davi conquistou 1.000 carros de combate, 7.000 cavaleiros e 20.000 soldados de infantaria de Hadadezer. Também cortaram as patas dos cavalos que puxavam os carros, deixando sãos só 100.
5 Os sírios de Damasco vieram ajudar Hadadezer, rei de Zobá, mas Davi os derrotou, matando 22.000 sírios. 6 Depois Davi colocou tropas em Damasco e os sírios passaram a ser servos de Davi e começaram a lhe pagar tributo. O SENHOR dava vitória a Davi onde quer que ele fosse.
7 Davi pegou todos os escudos de ouro que levavam os oficiais de Hadadezer e os levou para Jerusalém. 8 Tebá e Cum eram cidades do reino de Hadadezer. Davi trouxe muito bronze dali. Tempo depois, com esse bronze, Salomão construiu o tanque de bronze, os utensílios e as colunas do templo.
9 Quando Toú, rei de Hamate, ouviu dizer que Davi tinha derrotado o exército de Hadadezer, de Zobá. 10 Ele enviou o seu filho Adorão ao rei Davi para cumprimentá-lo pela vitória sobre Hadadezer, pois Toú também tinha lutado antes contra Hadadezer. Toú também enviou vários objetos de ouro, prata e bronze para Davi. 11 O rei Davi tomou todos esses objetos e os dedicou ao SENHOR, junto com os objetos que tinha tirado das outras nações que Davi derrotou: os edomitas, os moabitas, os amonitas, os filisteus e os amalequitas.
12 Abisai, filho de Zeruia, matou 18.000 edomitas no vale do Sal 13 e estabeleceu tropas por toda a terra de Edom. Todos os edomitas passaram a ser servos de Davi e o SENHOR lhe dava a vitória em todos os lugares por onde ele ia.
14 Davi governou sobre todo Israel com justiça e retidão. 15 Joabe, filho de Zeruia, era o chefe do exército. Josafá, filho de Ailude, era o arquivista. 16 Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; Sausa era o secretário. 17 Benaia, filho de Joiada, era o chefe dos guardas cretenses e filisteus. Os filhos de Davi eram altos oficiais, ao serviço do rei.