1 Quando Davi estava já muito velho e prestes a morrer, nomeou seu filho Salomão como rei de Israel 2 e mandou reunir todos os chefes de Israel, os sacerdotes e os levitas. 3 Contaram os levitas de trinta anos em diante e o total foi de 38.000 homens: 4 24.000 deles ficaram encarregados de governar a obra do templo do SENHOR; 6.000 foram nomeados como ministros e juízes; 5 4.000 foram nomeados como porteiros e os outros 4.000 ficaram encarregados de louvar ao SENHOR com os instrumentos que Davi havia mandado fazer com esse fim. 6 Davi os dividiu em grupos de acordo com os filhos de Levi, assim: os descendentes de Gérson, os descendentes de Coate e os descendentes de Merari.
7 Os filhos de Gérson: Ladã e Simei.
8 Os três filhos de Ladã foram Jeiel, o mais velho, Zetã e Joel.
9 Os três filhos de Simei foram Selomite, Jaaziel e Harã. Todos eles eram os chefes das famílias israelitas de Ladã.
10 Simei tinha quatro filhos. 11 O mais velho foi Jaate, o segundo Ziza, e depois Jeús e Berias. Mas Jeús e Berias não tiveram muitos filhos, por isso foram contados como uma só família.
12 Os quatro filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
13 Os filhos de Anrão eram Arão e Moisés. Arão e os seus foram escolhidos para serem os mais santos para sempre apresentar os sacrifícios perante o SENHOR, servir e adorá-lo para sempre. 14 A Moisés, homem de Deus, e seus descendentes os incluiu entre os da tribo de Levi.
15 Os filhos de Moisés foram Gérson e Eliézer. 16 O filho mais velho de Gérson foi Sebuel. 17 O filho mais velho de Eliézer foi Reabias. Eliézer não teve mais filhos, mas Reabias sim teve muitos.
18 O filho mais velho de Isar foi Selomite.
19 O primeiro filho de Hebrom foi Jerias, o segundo foi Amarias, o terceiro foi Jaaziel e o quarto foi Jecameão.
20 O primeiro filho de Uziel foi Mica e o segundo foi Issias.
21 Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Os filhos de Mali foram Eleazar e Quis.
22 Eleazar só teve filhas, e elas se casaram com os filhos de Quis.
23 Os três filhos de Musi foram Mali, Éder e Jeremote.
24 Todos eles foram os descendentes de Levi, organizados por famílias paternas, segundo estavam registrados por nome no censo como chefes de família. Todos deviam dedicar-se ao serviço do templo do SENHOR após cumprirem vinte anos.
25 Davi tinha falado: — O SENHOR, Deus de Israel, tem dado descanso ao seu povo e continuará vivendo em Jerusalém.
26 Portanto, os levitas já não precisam continuar carregando a arca de Deus nem os objetos para seu serviço.
27 As últimas palavras de Davi foram para fazer o censo dos descendentes da tribo de Levi de vinte anos de idade em diante, 28 cujo trabalho consistia em ajudar a Arão e seus descendentes no serviço do templo do SENHOR. Eram responsáveis pelos pátios, pelos quartos, pela purificação dos objetos sagrados e por qualquer outro serviço no templo de Deus. 29 Igualmente, os levitas eram os responsáveis pelo pão consagrado que se colocava em fileiras na mesa do SENHOR, pela farinha para as ofertas de cereal, pelo bolo de pão sem fermento, pelas ofertas preparadas na panela e as cozidas, e por todos os pesos e medidas. 30 Os levitas tinham que cumprir com sua obrigação de louvar e agradecer ao SENHOR todas as manhãs e todas as tardes, 31 e oferecer ao SENHOR todos os sacrifícios que devem ser queimados completamente nos dias de descanso, nos dias de Lua Nova e nas outras festas. Sempre adoravam e agradeciam ao SENHOR segundo o número e rito que tinha sido designado a eles. 32 Tinham também sob sua responsabilidade o cuidado da Tenda do Encontro e do santuário. Eles realizavam seus trabalhos no templo do SENHOR sob as ordens dos seus parentes, os descendentes de Arão.