Adonias quer ser rei

1 O rei Davi já estava muito velho, e ainda que fosse coberto com várias cobertas, não conseguia se aquecer. 2 Depois de falar com ele, os seus servos procuraram uma jovem que cuidasse dele e o ajudasse, além de dormir ao seu lado para aquecê-lo. 3 Procuraram em todo Israel uma jovem bonita e encontraram a Abisague, a sunamita, e a puseram ao serviço do rei. 4 Ela era muito bonita e ajudava e servia ao rei, porém, ele não teve relações sexuais com ela.

5 Então Adonias, filho de Hagite, se rebelou dizendo: — Eu serei o novo rei. Ele arranjou uma carruagem com cavalos e cinquenta guarda-costas.

6 Naquele momento, o seu pai não lhe disse nenhuma palavra de repreensão, como por exemplo: “Por que fez isto?” Adonias era muito formoso, como Absalão, mas tinha nascido depois dele.

7 Por um lado, Joabe, filho de Zeruia, e o sacerdote Abiatar estavam de acordo e apoiavam a Adonias. 8 Por outro lado, o sacerdote Zadoque, Benaia, filho de Joiada, o profeta Natã, Simei, Reí e os homens fortes de Davi não seguiam a Adonias.

9 Então Adonias celebrou junto à pedra de Zoelete, perto da fonte de En-Rogel, um sacrifício de ovelhas, gado e bezerras gordas, e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei e a todos os homens de Judá que serviam ao rei. 10 Mas Adonias não convidou o profeta Natã, nem Benaia, nem os militares, nem mesmo o seu irmão Salomão.

11 Então Natã falou com Bate-Seba, a mãe de Salomão, e lhe perguntou: — Não ficou sabendo que Adonias, filho de Hagita, se fez rei e que o nosso senhor Davi não sabe de nada?

12 Agora bem, me deixe lhe dar um conselho para que salve a sua vida e a vida do seu filho Salomão. 13 Vá e entre onde está o rei Davi e fale com ele. Diga: “Sua Majestade, você não tinha jurado a esta sua serva que meu filho Salomão seria rei depois de você e que ele iria se assentar no seu trono? Então, por que Adonias é rei?” 14 Enquanto estiver falando com ele, eu entrarei por trás de você e confirmarei o que você falar.

15 Então Bate-Seba foi ver o rei em seu quarto. O rei estava muito velho e a sunamita Abisague o estava ajudando. 16 Bate-Seba se inclinou perante o rei e ele perguntou: — O que acontece com você?

17 Então Bate-Seba disse: — Sua Majestade, perante o SENHOR, seu Deus, você prometeu, à sua serva, que meu filho Salomão seria o próximo rei e que ele governaria depois de você.

18 Porém, Adonias se proclamou rei e a Sua Majestade não sabe disso. 19 Adonias está celebrando com um grande sacrifício de bois, bezerras gordas e ovelhas. Convidou a todos os filhos do rei, ao sacerdote Abiatar e a Joabe, o comandante do exército, mas não convidou Salomão. 20 Agora, Sua Majestade, declare a todo Israel quem vai substituí-lo no trono, 21 pois, caso contrário, depois da morte de Sua Majestade seremos considerados inimigos eu e o meu filho Salomão.

22 Enquanto Bate-Seba ainda falava com Davi, Natã entrou 23 e disseram ao rei: — Aqui está o profeta Natã perante Sua Majestade. Quando anunciado, Natã se ajoelhou rosto em terra perante o rei

24 e disse: — Sua Majestade já decidiu que Adonias fosse o próximo rei e que se assentasse em seu trono?

25 Porque ele foi hoje festejar com grande sacrifício de bois, bezerras gordas e ovelhas. Convidou os filhos do rei, os comandantes do exército e também o sacerdote Abiatar. Eles estão comendo e bebendo com ele, e dizem: “Viva o rei Adonias!” 26 Mas não me convidou, nem a Zadoque, o sacerdote, nem a Benaia, filho de Joiada, nem a Salomão, seu servo. 27 Por acaso Sua Majestade deu esta ordem sem informar aos seus servos quem será o rei depois do senhor?

28 Então o rei Davi respondeu: — Chame aqui Bate-Seba. Ela entrou e ficou de pé perante o rei.

29 E o rei disse: — Juro pelo SENHOR, quem tem salvo a minha vida em todos os momentos de crise,

30 que cumprirei hoje mesmo o que jurei a você pelo SENHOR, Deus de Israel, quando disse que Salomão, seu filho, seria rei depois de mim.

31 Então Bate-Seba se ajoelhou rosto em terra perante o rei e disse: — Viva para sempre Sua Majestade, o rei Davi!

Salomão é escolhido novo rei

32 Então o rei Davi disse: — Chamem o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e Benaia, filho de Joiada. Eles se apresentaram perante o rei,

33 e ele disse: — Tomem consigo os ministros reais e levem o meu filho Salomão montado na minha própria mula até a fonte de Giom.

34 Ali o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o consagrarão como rei de Israel, então vocês tocarão a trombeta e gritarão: “Viva o rei Salomão!” 35 Depois voltem aqui para que ele se sente no meu trono e seja rei no meu lugar, porque eu o escolhi para que seja o rei de Israel e de Judá.

36 Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: — Assim seja. Pois assim disse o SENHOR, o Deus de Sua Majestade.

37 Que o SENHOR esteja com Salomão como tem estado com você. Que o reino de Salomão seja ainda mais poderoso do que o do rei Davi!

38 Então o sacerdote Zadoque, o profeta Natã, Benaia, o filho de Joiada, e os mercenários cretenses e filisteus obedeceram à ordem do rei Davi. Fizeram com que Salomão montasse na mula do rei Davi e o acompanharam até à fonte de Giom. 39 O sacerdote Zadoque pegou o chifre cheio de azeite que estava na Tenda Sagrada e consagrou a Salomão. Tocaram a trombeta e todo o povo proclamou: — Viva o rei Salomão!

40 Então todo o povo subiu a Jerusalém seguindo Salomão com muita alegria, tocando música com a flauta. Faziam tanto barulho que a terra tremia.

41 Enquanto isso Adonias e os seus convidados estavam terminando de comer. E Joabe ouviu o som da trombeta e perguntou: — O que é esse barulho que vem da cidade?

42 Enquanto Joabe dizia isso, chegou Jônatas, o filho do sacerdote Abiatar. Adonias disse: — Venha aqui, bom homem, me dê as boas notícias.

43 Porém Jônatas respondeu: — As notícias não são boas para você. O rei Davi proclamou rei a Salomão

44 e ordenou que o sacerdote Zadoque, o profeta Natã, Benaia, filho de Joiada, e os mercenários cretenses e filisteus fizessem montar Salomão na mula do rei. 45 Então o sacerdote Zadoque e o profeta Natã consagraram Salomão rei perto da fonte de Giom. Voltaram todos para cidade celebrando e agora há muito barulho na cidade. O barulho que vocês ouviram se deve a isso. 46 Além disso, Salomão já se assentou no trono do rei! 47 Os servos do rei já foram cumprimentá-lo e expressar os seus bons desejos, dizendo: “Que o reino de Salomão seja mais forte do que o de Davi!” e também: “Que seu Deus faça Salomão ainda mais famoso do que fez a Davi!” Até o rei Davi está ali. Da sua cama ele também se prostrou diante de Salomão, 48 e disse: “Louvado seja o SENHOR, Deus de Israel, que hoje escolheu um dos meus filhos para reinar e permitiu que o vejam os meus olhos”.

49 Todos os convidados de Adonias se assustaram e cada um saiu por onde pôde. 50 Adonias também teve medo de Salomão, foi ao altar e se agarrou às pontas do altar. 51 Então alguém foi informar o rei Salomão: — Adonias tem medo do rei Salomão. Ele tem se refugiado na Tenda Sagrada e está agarrado às pontas do altar. Não quer sair, e diz: “Digam ao rei Salomão que sou seu servo, que não me mate”.

52 Então Salomão respondeu: — Se Adonias se comportar como um homem bom, nem um cabelo da sua cabeça cairá ao chão; mas se for descoberto que tem maldade, morrerá.

53 Então o rei Salomão o mandou trazer do altar e Adonias entrou e se prostrou perante o rei Salomão, que lhe disse: — Vá para sua casa.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS