1 O SENHOR disse a um homem de Deus de Judá para ir para a cidade de Betel. Quando chegou o homem de Deus, o rei Jeroboão estava em pé junto ao altar oferecendo incenso. 2 O SENHOR disse ao homem de Deus que falasse contra o altar. Ele disse: — Altar, altar! O SENHOR diz a você que a família de Davi terá um filho chamado Josias. Embora há sacerdotes que agora servem nos santuários sobre as montanhas e oferecem sacrifícios sobre você, Josias sacrificará os sacerdotes sobre você e queimarão ossos humanos sobre você, altar.
3 Nesse dia o homem de Deus demonstrou para as pessoas que isso aconteceria em realidade. Disse: — Esta é o sinal que o SENHOR tem falado. Ele disse que este altar será quebrado em pedaços, e as cinzas que estão nele cairão no chão.
4 Quando o rei Jeroboão ouviu a mensagem do homem de Deus sobre o altar que estava em Betel, tirou sua mão do altar e apontou para o homem de Deus. Disse: — Prendam esse homem! Mas ao dizer isto, o seu braço ficou paralisado, e não conseguiu mexer o seu braço.
5 O altar se quebrou em pedaços e as cinzas se espalharam. Esta foi a prova que o SENHOR havia prometido. 6 Então o rei Jeroboão disse ao homem de Deus: — Por favor, ore por mim ao SENHOR, seu Deus, para que cure meu braço. Então o homem de Deus orou ao SENHOR, e o braço do rei voltou a ser como antes.
7 E o rei disse ao homem de Deus: — Vamos comigo lá em casa, me faça uma visita por um longo período e darei a você um presente.
8 Mas o homem de Deus respondeu ao rei: — Não iria com você, nem comeria com você nem beberia sequer um copo de água neste lugar, embora me desse até a metade dos seus bens.
9 O SENHOR me disse para não beber nada aqui e não voltar pelo mesmo caminho por onde vim.
10 Então o homem de Deus partiu de volta por um caminho diferente do que usou para chegar a Betel.
11 Havia um profeta velho que morava no cidade de Betel. Os seus filhos contaram a ele o que havia acontecido com o altar de Betel e o que o homem de Deus havia dito ao rei Jeroboão. 12 O profeta velho disse: — Por qual caminho saiu? E lhe mostraram qual era o caminho que o profeta de Judá havia tomado.
13 O profeta velho pediu que pusessem a sela no seu jumento. Assim o fizeram e ele saiu.
14 O profeta velho estava à procura do homem de Deus e o encontrou sentado debaixo de um carvalho. Ele lhe perguntou: — É você o homem de Deus que veio de Judá? O homem de Deus respondeu: — Sim, sou eu.
15 Então o profeta velho disse: — Por favor, venha para minha casa e coma comigo.
16 Mas o homem de Deus respondeu: — Não posso ir para sua casa, não posso comer nem beber neste lugar.
17 O SENHOR me disse: “Não coma nem beba nada nesse lugar. E não volte pelo mesmo caminho que você veio”.
18 Então o profeta ancião disse: — Mas eu também sou um profeta como você. Ele mentiu dizendo: — Um anjo do SENHOR veio e me disse que levasse você a minha casa e oferecesse alguma coisa de comer e de beber.
19 O homem de Deus foi com o velho profeta e comeu e bebeu com ele. 20 Enquanto ainda estavam na mesa, o SENHOR falou ao velho profeta. 21 Em voz alta disse ao homem de Deus: — O SENHOR diz que você não obedeceu. Não fez o que o SENHOR mandou.
22 Mandou que não comesse nem bebesse nada neste lugar, mas você voltou, comeu e bebeu. Por isso não será sepultado no túmulo da sua família.
23 O homem de Deus acabou de comer e beber. Então o velho profeta selou um jumento e o homem de Deus saiu. 24 Enquanto voltava, um leão o atacou e o matou. O corpo do profeta ficou ali, e o jumento e o leão ficaram parados junto ao cadáver. 25 Outros viajantes passaram por ali e viram o corpo e o leão parados do lado. Os homens foram aonde morava o velho profeta e contaram o que tinham visto no caminho.
26 Quando o velho profeta ouviu isto, disse: — Esse é o homem de Deus que não obedeceu à ordem do SENHOR. Portanto, o SENHOR mandou um leão para matá-lo, assim como o SENHOR havia lhe dito.
27 Então o profeta disse aos seus filhos: — Selem o jumento. E eles fizeram isso.
28 Quando o velho profeta encontrou o cadáver, o jumento e o leão estavam ainda parados perto do corpo. O leão não tinha comido o corpo nem tinha ferido o jumento.
29 O profeta colocou o cadáver acima do jumento e o levou de volta para cidade a fim de lamentar a sua morte e sepultá-lo. 30 Sepultou ao homem no sepulcro da sua própria família e chorou por ele, dizendo: — Ai, meu irmão, sinto pena por você!
31 Assim o profeta velho sepultou o cadáver e disse aos seus filhos: — Quando eu morrer, quero ser sepultado no mesmo sepulcro e que os meus ossos sejam colocados no mesmo lugar, junto aos deste homem.
32 Com certeza se cumprirá o que o SENHOR falou por meio dele contra o altar que está em Betel e contra os outros santuários que estão nas cidades de Samaria.
33 Depois disto, Jeroboão não mudou a sua conduta e seguiu seu mal caminho como se nada tivesse acontecido. Continuou escolhendo pessoas de qualquer tribo para serem sacerdotes dos santuários sobre as montanhas. Ele lhes dava autoridade de serem sacerdotes dos santuários sobre as montanhas a qualquer um que quisesse ser sacerdote. 34 Foi esta questão que ocasionou que a dinastia de Jeroboão pecasse e que finalmente a levou a ser destruída e desaparecer da face da terra.