1 Elias era um profeta da aldeia de Tisbe, que está em Gileade. Foi e disse ao rei Acabe: — Venho da presença do SENHOR vivo, o Deus de Israel. Pelo seu poder, garanto que nem chuva nem orvalho cairão nos próximos anos, até que eu dê a ordem.
2 Então o SENHOR disse a Elias:
3 — Saia deste lugar, em direção ao leste, e fique escondido perto do ribeiro de Querite, que está do outro lado do Jordão. 4 Você poderá beber água do ribeiro, e eu já ordenei aos corvos que levem comida para você.
5 Elias fez o que o SENHOR disse e foi morar perto do ribeiro Querite, ao leste do rio Jordão. 6 Cada dia os corvos levavam para ele carne e pão, tanto pela manhã como ao entardecer, e bebia água do ribeiro.
7 Como não chovia, depois de um tempo o ribeiro secou. 8 Então o SENHOR disse a Elias:
9 — Vá a Sarepta, em Sidom, e more ali. Naquele lugar mora uma viúva a quem eu ordenei que lhe dê comida.
10 Então Elias foi para Sarepta e, ao entrar pela porta da aldeia, viu uma viúva que estava apanhando lenha para o fogo. Elias disse: — Pode me trazer um pouco de água para beber?
11 Enquanto ela ia procurar a água, Elias acrescentou: — E um pedaço de pão, por favor?
12 A mulher respondeu: — Garanto a você perante o SENHOR, seu Deus, que não tenho pão. Só tenho um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite de oliveira na jarra. Hoje vim apanhar dois gravetos, para assar em casa a última comida que tenho. Meu filho e eu pensávamos comer essa comida e depois morrer de fome.
13 Elias disse à mulher: — Não se preocupe, vá e faça a comida que disse, mas primeiro me faça um pãozinho da farinha que tem e traga para mim. Depois cozinhe para você e seu filho.
14 O SENHOR, Deus de Israel, diz: “Aquela vasilha de farinha nunca acabará nem se esgotará o azeite e assim continuará até que o SENHOR mande chuva à terra”.
15 Então a mulher fez o que Elias tinha lhe dito e tanto ele quanto a mulher e o seu filho tiveram suficiente comida por muito tempo. 16 A vasilha de farinha e a jarra de azeite nunca ficaram vazias, assim como o SENHOR disse por meio de Elias. 17 Depois de um tempo, o filho da viúva, que era a dona da casa, ficou doente. Ele foi piorando até que parou de respirar. 18 Então a mulher disse a Elias: — Você é um homem de Deus. Pode me ajudar? Ou veio aqui só para me lembrar dos meus pecados e matar o meu filho?
19 Elias disse: — Dê-me o seu filho. Elias o levou ao quarto de cima, onde ele se hospedava, e o deitou sobre sua cama.
20 Depois Elias suplicou ao SENHOR em voz alta: — SENHOR, meu Deus. Esta mulher está me hospedando. Por que o Senhor fez isso com ela? Por que o Senhor fez com que seu filho pagasse com a sua vida em recompensa?
21 Então Elias se estendeu três vezes sobre o menino suplicando ao SENHOR em voz alta: — SENHOR, meu Deus, permita que este menino viva de novo.
22 O SENHOR respondeu à oração de Elias e o menino começou a respirar de novo. Estava vivo! 23 Elias o levantou e o desceu do quarto à casa da mulher e o entregou a sua mãe. Ele lhe disse: — Olhe, seu filho está vivo.
24 A mulher respondeu: — Agora sei que de verdade você é um homem de Deus e sei que o SENHOR verdadeiramente fala por meio de você.