Saul tenta matar Davi

1 Saul mandou que Jônatas e seus oficiais matassem Davi, mas Jônatas gostava muito de Davi, 2 e o avisou: — Tenha cuidado. Saul está procurando uma oportunidade para matar você. Vá amanhã ao campo e esconda-se ali.

3 Eu sairei com meu pai para o campo onde você estiver e falarei de você. Quando descobrir quais são os seus planos, eu lhe farei saber.

4 Jônatas falou com Saul, seu pai, e disse em favor de Davi: — Você é o rei e Davi é o seu servo, ele não lhe fez nada de mal. Não lhe faça nada. Sempre foi bom com você.

5 Até arriscou sua vida quando matou Golias. Você viu quando o SENHOR deu essa grande vitória a todo Israel, e ficou muito contente. Por que agora quer matar Davi? Ele é inocente, não há razão para matá-lo. 6 Saul ouviu a Jônatas e fez uma promessa: — Tão certo como o SENHOR vive, Davi não morrerá.

7 Então Jônatas chamou Davi e disse tudo o que haviam falado. Depois o levou de novo diante de Saul para que estivesse ao seu serviço como antes.

8 A guerra começou de novo. Davi saiu para lutar contra os filisteus, e os derrotou tão violentamente que eles saíram fugindo. 9 Mas enquanto Saul escutava Davi tocar a harpa, veio sobre Saul um espírito maligno mandado pelo SENHOR. 10 Saul tentou encravar Davi na parede com uma lança que tinha na mão, mas Davi se desviou, deixando a lança espetada na parede. Assim Davi fugiu na mesma noite.

11 Saul enviou homens para que vigiassem a casa de Davi por toda a noite. Planejavam matá-lo pela manhã, mas Mical, a esposa de Davi, o avisou dizendo: — Se você não escapar esta noite e ficar a salvo, amanhã será um homem morto.

12 Em seguida Mical o ajudou a escapar por uma janela, e assim ele saiu fugindo. 13 Depois pegou uma estátua de um dos ancestrais e o vestiu, o colocou na cama e pôs um tecido de pelo de cabra na cabeça do ídolo.

14 Saul enviou homens para prender Davi, mas Mical disse a eles que Davi estava ferido. 15 Os homens comunicaram a Saul, mas ele os enviou de novo, dizendo: — Tragam-me Davi de qualquer jeito, mesmo que o tenham que trazer com cama e tudo. Eu quero que morra.

16 Os homens voltaram à casa de Davi. Mas quando entraram para procurá-lo, viram que em sua cama estava só uma estátua com pelo de cabra. 17 Então Saul disse a Mical: — Por que você me enganou? Deixou escapar o meu inimigo. Ela respondeu: — Davi ameaçou me matar se não o deixasse escapar.

18 Davi foi a Ramá e disse a Samuel tudo o que Saul tinha feito com ele. Então Davi e Samuel foram ao acampamento e ficaram ali. 19 Quando Saul soube que Davi estava em Naiote, de Ramá, 20 mandou seus homens para que o prendessem. Mas quando os homens chegaram onde estava Davi, encontraram um grupo de profetas liderados por Samuel, que estavam profetizando. O Espírito de Deus veio sobre os homens de Saul, e eles também começaram a profetizar.

21 Ao ouvir isso, Saul enviou outro grupo, mas eles também começaram a profetizar. Enviou então um terceiro grupo, que também começou a profetizar. 22 Por último, Saul, foi ele mesmo a Ramá. Ao chegar ao grande poço que estava junto ao lugar de onde se debulha o trigo, em Seco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. O povo respondeu: — Eles estão nos acampamentos de Ramá.

23 Então Saul saiu para procurá-los perto de Ramá. O Espírito de Deus veio sobre Saul e ele também começou a profetizar. Profetizou durante todo o caminho até chegar aos acampamentos de Ramá. 24 Depois tirou a sua roupa e profetizou na presença de Samuel. E ficou deitado no chão, nu, durante todo o dia e toda a noite. Por isso o povo dizia: — Por acaso Saul também é um dos profetas?

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS