1 Davi saiu de Gate e escapou para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e parentes ficaram sabendo que Davi estava em Adulão, foram até lá e ficaram com ele. 2 Muitos outros também se uniram a Davi. Uns estavam metidos em algum problema, outros deviam muito dinheiro e alguns outros não estavam satisfeitos com as suas vidas. Uns quatrocentos homens se uniram a Davi e ele se tornou o líder deles.

3 Davi foi a Mispá, em Moabe, e pediu ao rei desse lugar: — Deixe que meus pais venham viver com vocês até que eu saiba o que Deus tem planejado para mim.

4 Então Davi deixou seus pais com o rei de Moabe e ficaram ali enquanto Davi estava no forte.

5 Mas o profeta Gade disse a Davi: — Não fique no forte, vá para a terra de Judá. Davi saiu dali e permaneceu na floresta de Herete.

Saul destrói a família de Aimeleque

6 Enquanto estava sentado debaixo da sombra de uma árvore, no monte de Gibeá, Saul ouviu dizer que seu exército tinha ouvido de Davi e seus homens. Com sua lança na mão 7 foi aos oficiais que estavam ao seu redor: — Escutem bem, homens de Benjamim! Acreditam que o filho de Jessé lhes dará campos e vinhas? Acreditam que um homem de Judá promoverá vocês e os fará oficiais de 1.000 e oficiais de 100 homens?

8 Vocês estão conspirando contra mim! Fizeram planos em segredo. Nenhum de vocês me advertiu sobre meu filho Jônatas nem que tinha feito uma aliança com o filho de Jessé. Ninguém cuida dos meus interesses. Ninguém me disse que meu próprio filho encoraja Davi a se esconder e me atacar. Isso é o que está acontecendo agora.

9 Doegue, o edomita, que se encontrava entre os oficiais disse: — Eu vi o filho de Jessé em Nobe quando fui ver Aimeleque, filho de Aitube.

10 Aimeleque orou ao SENHOR por Davi e lhe deu provisões e a espada de Golias.

11 Então o rei Saul mandou chamar ao sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, e a todos seus parentes, que eram sacerdotes em Nobe. Quando chegaram, 12 Saul disse a Aimeleque: — Ouça, filho de Aitube. — Sim, senhor — respondeu Aimeleque.

13 Saul lhe perguntou: — Por que você e o filho de Jessé conspiram contra mim? Você lhe deu pão e uma espada, e orou por ele. E agora está pronto para me atacar!

14 Respondeu Aimeleque: — Davi é fiel ao senhor. Nenhum dos seus oficiais é tão fiel como ele. Além do mais é seu genro e capitão da sua guarda. A sua própria família o respeita.

15 Não é a primeira vez que oro por Davi, oro por ele muitas vezes. Não culpe a mim nem a minha família, já que somos somente seus servos e não sabemos nada sobre isto.

16 Mas o rei disse: — Aimeleque, você e sua família morrerão!

17 Nesse momento, o rei ordenou aos guardas que o acompanhavam: — Matem os sacerdotes do SENHOR porque estão do lado de Davi! Sabiam que Davi estava fugindo e mesmo assim não me avisaram. Mas os oficiais do rei não se atreveram a fazer mal aos sacerdotes do SENHOR.

18 Então o rei ordenou a Doegue que os matasse. Nesse dia Doegue, o edomita, matou oitenta e cinco sacerdotes. 19 Saul matou todo o povo de Nobe, o povo dos sacerdotes: homens, mulheres, crianças e bebês. Também matou o gado, os burros e as ovelhas.

20 Porém Abiatar, um dos filhos de Aimeleque, escapou e foi aonde estava Davi. 21 Abiatar contou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do SENHOR. 22 Então Davi disse a Abiatar: — Eu sou o responsável pela morte da sua família. Quando naquele dia vi o edomita Doegue em Nobe, sabia que ele iria avisar Saul.

23 Mas não tenha medo, fique comigo. O homem que tentou matá-lo é o mesmo que quer me matar. Eu o protegerei se você ficar aqui.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS