Davi perdoa a vida de Saul novamente

1 Os de Zife foram a Gibeá para dizer a Saul: — Davi se esconde no monte de Haquila, em frente de Jesimom.

2 Saul foi ao deserto de Zife com os 3.000 soldados israelitas que havia escolhido para procurar Davi. 3 Saul acampou no monte de Haquila, na frente do deserto, à beira da estrada. Quando Davi, que morava no deserto, ouviu dizer que Saul o estava seguindo, 4 enviou espiões para confirmar se Saul estava em Haquila. 5 Então Davi foi ao acampamento de Saul e viu onde estavam dormindo Saul e Abner. Abner, filho de Ner, era o comandante do exército de Saul. Saul estava dormindo dentro do acampamento com todo o exército ao seu redor.

6 Davi perguntou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: — Quem quer ir comigo ao acampamento de Saul? Abisai respondeu: — Eu vou com você.

7 Quando veio a noite, Davi e Abisai foram ao acampamento de Saul e o encontraram dormindo dentro do acampamento, com sua lança enfiada no chão, perto de sua cabeça. Abner e os outros soldados estavam dormindo ao redor de Saul. 8 Abisai disse a Davi: — Hoje é o dia que Deus lhe entregou o seu inimigo. Deixe-me encravar Saul no chão com sua própria lança, um golpe só e pronto!

9 Mas Davi disse a Abisai: — Não o mate! Quem fizer mal ao rei que o SENHOR escolheu será castigado!

10 Tão certo como o SENHOR vive, que ele mesmo o castigará. Talvez Saul sofra uma morte natural ou talvez seja morto na batalha, 11 mas eu peço ao SENHOR que nunca me permita fazer mal ao rei que o SENHOR escolheu. Pegue a lança e a jarra de água que estão perto da cabeça de Saul e vamos embora.

12 Davi mesmo pegou a lança e a jarra que estavam perto de sua cabeça e os dois saíram do acampamento sem que ninguém os visse nem se dessem conta do que tinha acontecido. Ninguém sequer acordou. O SENHOR havia feito com que Saul e o seu exército caíssem em um sono profundo.

13 Davi atravessou o vale até o monte, em frente do acampamento de Saul, deixando uma boa distância entre eles. 14 Dali, Davi gritou ao exército e a Abner, filho de Ner: — Abner! Abner respondeu: — O que é que você quer?

15 Davi disse: — Não é você o mais valente em todo Israel? Então, por que não protegeu ao seu senhor, o rei? Alguém do povo entrou em seu acampamento para matar o rei.

16 E você nem se deu conta disso. Tão certo como o SENHOR vive, você e seus homens merecem a morte por não ter protegido o rei, o escolhido do SENHOR. Vá ver onde estão a lança e a jarra de água que estavam perto da cabeça de Saul.

17 Saul reconheceu a voz de Davi, e disse: — Davi, meu filho, é você? Davi respondeu: — Sim, Sua Majestade, sou eu.

18 Também disse: — Senhor meu, por que me persegue? Que mal tenho lhe feito? Do que me acusa?

19 Peço a Sua Majestade que ouça as minhas palavras. Se quem o põe contra mim for o SENHOR, com uma oferta se resolveria. Mas se são os homens que estão contra mim, que o SENHOR os amaldiçoe. Por eles tive que deixar a terra que o SENHOR me deu e me disseram que deveria servir a outros deuses. 20 Não faça que eu morra longe da presença do SENHOR. Para que procurar uma simples pulga como eu? É como caçar perdizes nos montes!

21 Então Saul disse: — Tenho sido um pecador. Davi, meu filho, regresse. Hoje você demonstrou que respeita minha vida, e por isso não lhe farei mal nenhum. Tenho me portado como um insensato e tenho cometido um grave erro.

22 Davi lhe respondeu: — Aqui está a lança do meu rei. Envie a um dos seus homens para que a apanhe.

23 O SENHOR dá o pagamento a cada um segundo os seus feitos: recompensa a quem faz o bem e castiga a quem faz o mal. O SENHOR o pôs nas minhas mãos no dia de hoje, mas eu não fiz nenhum mal ao rei que o SENHOR escolheu. 24 Hoje lhe demonstrei que respeito sua vida. Que o SENHOR me livre de qualquer problema.

25 Então Saul disse a Davi: — Que Deus o abençoe, Davi, meu filho. Você fará grandes coisas e triunfará. Davi partiu e Saul regressou à sua casa.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS