1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, ajudando Eli. Naquela época, o SENHOR raramente falava com as pessoas e também ninguém tinha visões.
2 Os olhos de Eli estavam tão fracos que ele quase não via. Uma noite Eli foi se deitar no lugar de costume. 3 Samuel estava dormindo no santuário do SENHOR, onde estava a arca de Deus, e a lâmpada de Deus estava acesa. 4 Nessa noite o SENHOR chamou Samuel e ele respondeu: — Aqui estou.
5 E Samuel correu para Eli e disse: — Aqui estou, por que me chamou? Mas Eli respondeu: — Eu não chamei você, volte para a sua cama. Samuel voltou para a sua cama.
6 De novo, o SENHOR chamou: — Samuel! E novamente Samuel correu para Eli e disse: — Aqui estou, por que me chamou? Eli disse: — Eu não chamei você, volte para a sua cama.
7 Samuel não conhecia a voz do SENHOR, pois o SENHOR nunca tinha falado diretamente com ele. 8 O SENHOR chamou Samuel pela terceira vez e de novo Samuel se levantou, foi até Eli e lhe disse: — Aqui estou, por que me chamou? Então Eli entendeu que era o SENHOR que estava chamando o jovem,
9 e disse a Samuel: — Volte para a sua cama, e se ele chamar você de novo, diga: “Fale, SENHOR, porque o seu servo está ouvindo”. E Samuel voltou para a sua cama.
10 O SENHOR veio e ficou ali. E o chamou, como das outras vezes: — Samuel, Samuel! Samuel disse: — Fale, SENHOR, o seu servo está ouvindo.
11 O SENHOR disse a Samuel: — Vou fazer uma coisa terrível em Israel. As pessoas que ouvirem o que vou fazer ficarão apavoradas.
12 Farei tudo o que disse que faria contra Eli e sua família, desde o princípio até o fim. 13 Disse a Eli que ia castigar a sua família para sempre, porque ele sabia que os seus filhos disseram e fizeram coisas más contra mim, mas não os corrigiu. 14 Por isso eu jurei à família de Eli que as ofertas e os sacrifícios nunca conseguirão apagar os seus pecados.
15 Samuel permaneceu deitado até de manhã cedo. Depois se levantou e abriu as portas da casa do SENHOR. Mas estava com medo de contar a visão a Eli. 16 Então Eli disse a Samuel: — Samuel, meu filho! Samuel respondeu: — Sim, senhor.
17 Eli perguntou: — Que mensagem você recebeu? Não me esconda nada porque se você fizer isso, Deus o castigará.
18 Samuel disse tudo a Eli sem esconder nada. Eli disse: — Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer melhor.
19 O SENHOR estava com Samuel enquanto ele crescia, e tudo o que revelava a Samuel, acontecia. 20 Então todo o povo de Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel era um verdadeiro profeta do SENHOR. 21 E o SENHOR continuou se revelando a Samuel em Siló; ali o SENHOR se revelava a Samuel e lhe comunicava a palavra do SENHOR.