1 As notícias a respeito de Samuel se espalharam por todo Israel. Eli era muito velho e seus filhos seguiam fazendo maldades perante o SENHOR. Nessa época, os israelitas foram combater contra os filisteus. Eles acamparam em Ebenézer, enquanto os filisteus acamparam em Afeca.
2 Os filisteus se prepararam para atacar Israel e, após o início do combate, eles conseguiram derrotar os israelitas, matando na batalha por volta de 4.000 soldados do exército de Israel. 3 Os soldados israelitas voltaram ao seu acampamento. Então os líderes de Israel perguntaram: — Por que nos derrotou o SENHOR diante dos filisteus? Tragamos a arca da aliança do SENHOR desde Siló e levemos a arca para a batalha conosco. Assim seremos salvos dos nossos inimigos.
4 Então o povo enviou homens a Siló para que trouxessem a arca da aliança do SENHOR Todo-Poderoso. Na parte superior da arca estavam os querubins. Estes são como o trono em que Deus se assenta. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, chegaram com a arca.
5 Quando a arca do SENHOR chegou ao acampamento, todos os israelitas gritaram tão forte que fizeram com que a terra tremesse. 6 Os filisteus ouviram o grito, e se perguntaram: — Por que há tanto alvoroço no acampamento dos hebreus? Então os filisteus entenderam que tinham trazido a arca do SENHOR ao acampamento de Israel.
7 Se atemorizaram e disseram: — Os deuses vieram para o acampamento deles! Coitado de nós porque nunca antes tinha nos acontecido isto!
8 Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? Estes são os mesmos deuses que mandaram essas pragas e essas terríveis doenças aos egípcios. 9 Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens! Antes os hebreus foram nossos escravos. Lutem como homens ou vocês se tornarão escravos deles!
10 Então os filisteus lutaram muito duro e derrotaram os israelitas, que correram fugindo para as suas tendas. Foi uma derrota terrível para Israel, uma matança de 30.000 soldados. 11 Os filisteus se apoderaram da arca de Deus e mataram a Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
12 Um homem da tribo de Benjamim saiu em direção a Siló, aonde chegou no mesmo dia, fugindo do combate. Ele rasgou suas roupas e colocou pó na cabeça, demonstrando assim sua profunda tristeza. 13 Quando chegou a Siló, Eli estava sentado em sua cadeira, observando perto da entrada da cidade, porque estava preocupado com a arca de Deus. Então o homem da tribo de Benjamim entrou na cidade e deu as más notícias e todo o povo começou a gritar. 14 Ao ouvir o grito, Eli perguntou: — Por que fazem tanto alvoroço? Um homem se aproximou para dar a notícia a Eli.
15 (Eli tinha noventa e oito anos de idade e já estava completamente cego.)
16 O homem disse: — Venho do combate, acabo de fugir da batalha! Eli lhe perguntou: — O que aconteceu, meu filho?
17 O homem respondeu: — Os israelitas fugiram dos filisteus e o exército perdeu muitos soldados. Os seus dois filhos morreram e os filisteus se apoderaram da arca de Deus.
18 Ao ouvir menção da arca de Deus, Eli caiu de costas da sua cadeira, perto da entrada. Como já era velho e pesava muito, quebrou o pescoço ao cair e morreu. Eli tinha liderado Israel durante vinte anos.
19 A nora de Eli, esposa de Fineias, estava grávida, a ponto de dar à luz. Ao ouvir a notícia que tinham tomado a arca de Deus e que seu sogro e o seu marido haviam morrido, começou a ter as dores de parto e deu à luz. 20 Ela esteve a ponto de morrer por causa da dificuldade do parto, mas as parteiras que a ajudavam disseram: — Fique calma, você deu à luz um menino. A nora de Eli não respondeu nem deu atenção,
21 e lhe deu o nome de Icabode, que significa “Eles têm tirado a glória de Israel”. Ela lhe deu este nome porque haviam tomado a arca de Deus e porque tanto seu sogro como seu marido estavam mortos. 22 Ela disse: — Foi tirada a glória de Israel, porque os filisteus tiraram a arca de Deus.