1 Quando Samuel envelheceu, nomeou seus filhos como líderes de Israel. 2 Seu filho mais velho se chamava Joel, e o segundo, Abias. Ambos lideravam em Berseba. 3 Os filhos de Samuel não levavam a mesma vida de seu pai, mas queriam ganhar dinheiro, por isso começaram a aceitar subornos. Eles recebiam dinheiro em segredo e nos tribunais mudavam de opinião, pervertendo a justiça. 4 De maneira que todos os líderes de Israel se reuniram e foram a Ramá para falar com Samuel, 5 e disseram: — Você está velho e os seus filhos não levam a mesma vida que você levava, não são como você. Por isso escolha agora um rei para que nos governe, assim como acontece nas outras nações.
6 Samuel não gostou nada que o povo pedisse um rei, e orou ao SENHOR. 7 O SENHOR disse: — Faça o que o povo lhe pede. Não estão rejeitando a você, mas a mim! Não me querem como rei deles!
8 Estão fazendo o mesmo de sempre. Eu os tirei do Egito, mas eles me abandonaram e serviram outros deuses. Agora estão fazendo a mesma coisa com você. 9 Portanto, escute-os, mas que eles estejam cientes do que um rei fará com eles! Diga a eles como um rei governa seu povo.
10 Samuel falou ao povo o que o SENHOR disse:
11 — O rei fará o seguinte com vocês: tomará seus filhos e os obrigará a servir como soldados para que fiquem encarregados dos carros militares e da cavalaria. Vocês se tornarão seus guardas para abrir caminho para o carro real.
12 — O rei os obrigará a se tornarem soldados e oficiais, e nomeará quem será encarregado de 1.000 soldados e quem será encarregado de 50 soldados. — O rei obrigará vocês a semear e colher, e a fabricar armas de batalha e acessórios para seus carros.
13 — O rei também tomará suas filhas para que lhe façam perfumes, comidas e pães.
14 — O rei tomará posse dos seus melhores campos, vinhas e olivais. Tomará tudo isso e o dará aos seus oficiais. 15 Pegará a décima parte dos seus grãos e uvas e a dará aos seus oficiais e servos.
16 — O rei pegará para si os servos e as servas de vocês. Ele se apoderará do seu melhor gado e dos seus burros para que trabalhem para ele. 17 Também tomará a décima parte dos seus rebanhos. — E vocês mesmos se transformarão em seus escravos.
18 Quando chegar esse tempo, vocês chorarão por causa do rei que escolheram, porém o SENHOR não lhes responderá.
19 Mas o povo não ouviu a Samuel e disse: — Não! Queremos ter um rei que nos governe
20 para que sejamos como todas as outras nações. Nosso rei nos guiará, irá diante de nós e lutará as nossas batalhas.
21 Samuel ouviu o povo e disse tudo isso ao SENHOR. 22 Então o SENHOR respondeu: — Atenda-os e dê-lhes um rei. Assim Samuel disse ao povo de Israel que fosse cada um para a sua casa.