1 Havia um homem importante chamado Quis, da tribo de Benjamim. Quis era filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afia, o qual era descendente de Benjamim. 2 Quis tinha um filho chamado Saul, que era de boa aparência como nenhum outro jovem israelita. Também era o mais alto.
3 Certo dia os burros de Quis se extraviaram, então Quis disse a Saul: — Pegue um dos servos e vá procurar os burros.
4 E Saul saiu para procurá-los. Ele andou pelas montanhas de Efraim e pela região de Salisa. Mas Saul e o servo não conseguiram encontrá-los. Então eles foram até a região de Saalim, mas eles não os encontraram ali. Depois passaram para a terra de Benjamim, mas ali não encontraram os burros. 5 Finalmente, quando chegaram na região de Zufe, Saul disse ao servo: — Voltemos, pois meu pai começará a se preocupar mais conosco do que com os burros.
6 Mas o servo respondeu: — Nesta região há um homem de Deus a quem o povo respeita. Tudo o que ele diz se cumpre. Vamos até a cidade, talvez esse homem nos diga para onde ir.
7 Saul disse ao seu servo: — Podemos ir, mas o que daremos a esse homem? Não temos nenhum presente nem comida em nossas bolsas. O que lhe daremos?
8 O servo lhe respondeu: — Olhe, aqui tenho um pouco de dinheiro. Se dermos isso ao homem, ele nos dirá para onde devemos ir.
9 (Antigamente os israelitas chamavam os profetas de videntes. Quando queriam pedir alguma coisa a Deus, diziam: “Vamos ver o vidente”.)
10 Saul disse ao seu servo: — Boa ideia! Vamos! E foram para a cidade onde estava o homem de Deus.
11 Quando iam subindo pelo monte, Saul e o servo encontraram umas jovens que iam tirar água, e perguntaram a elas: — Se encontra por aqui o vidente?
12 As jovens responderam: — Sim, aqui está, mais adiante. Acaba de chegar hoje. Alguns estão com ele para celebrar um sacrifício no lugar da adoração.
13 Se vocês forem até a cidade, o encontrarão ali. Se vocês se apressarem, poderão alcançá-lo antes de ele comer. O vidente é encarregado por dar graças a Deus pelo sacrifício, portanto, as pessoas não começarão a comer até que ele chegue. Rápido, apressem-se para que o alcancem.
14 Saul e o servo começaram a subir a colina e, ao chegar na cidade, viram Samuel se dirigindo a eles. Ele ia saindo da cidade a caminho do lugar da adoração. 15 No dia anterior, o SENHOR tinha dito a Samuel:
16 — Amanhã, a esta hora, enviarei um homem da tribo de Benjamim a você. Deverá ungi-lo e nomeá-lo como o novo líder sobre meu povo. Ele salvará Israel dos filisteus. Tenho visto meu povo e ouvido o seu lamento.
17 Samuel viu Saul e o SENHOR disse a Samuel: — Este é o homem do qual lhe falei. Ele governará o meu povo.
18 Saul se aproximou para pedir informação a um homem que estava perto da porta. Esse homem era Samuel. Saul disse: — Desculpe-me, poderia me dizer onde está a casa do vidente?
19 Samuel respondeu: — Eu sou o vidente. Sigam em direção do lugar da adoração e logo os alcançarei. Você e seu servo comerão comigo e pela manhã os deixarei regressar para a sua casa. Ali responderei todas as suas perguntas.
20 E não se preocupem com os burros que se extraviaram há três dias. Já foram encontrados, mas todo Israel está à procura de algo e é você e sua família!
21 Saul respondeu: — Mas eu sou da tribo de Benjamim, a tribo mais pequena de Israel e minha família é a mais pequena da tribo de Benjamim. Por que disse que Israel me procura?
22 Então Samuel levou Saul e seu servo para comer. Por volta de trinta pessoas tinham sido convidadas para o banquete. Samuel deu a Saul e ao seu servo o lugar de honra na mesa, 23 e disse ao cozinheiro: — Traga a carne que lhe dei, a parte que disse que guardasse.
24 O cozinheiro tirou a coxa e a cauda gorda e os pôs na mesa, diante de Saul. Samuel disse: — Coma a carne que foi lhe servida. Ela foi separada para você comer neste momento em que convoquei o povo. Assim foi como Saul comeu com Samuel nesse dia.
25 Depois desceram do lugar da adoração e voltaram para a cidade. Samuel preparou uma cama para Saul no terraço 26 e Saul foi dormir. De manhã cedo, Samuel chamou a Saul e lhe disse: — Levante-se, é hora de partir. Saul se levantou e saiu daquela casa com Samuel.
27 Enquanto Saul caminhava com seu servo e com Samuel perto dos limites da cidade, Samuel lhe disse: — Diga a seu servo que vá na frente porque tenho que lhe dar uma mensagem da parte de Deus.