1 Roboão foi até Siquém porque todos os israelitas foram lá para proclamá-lo rei. 2 Jeroboão, filho de Nabate, estava ainda no Egito, aonde tinha ido para escapar de Salomão. Ali ouviu dizer que Salomão havia morrido. Então voltou de lá. 3 Todo o povo de Israel mandou chamá-lo, e juntos se apresentaram perante Roboão. Eles disseram:
4 — Seu pai nos obrigou a trabalhar muito duro. Agora, faça com que o nosso trabalho se torne mais leve e nós serviremos você.
5 Roboão respondeu: — Voltem daqui a três dias e lhes darei uma resposta. Então eles foram embora.
6 Havia alguns líderes que costumavam aconselhar Salomão quando ele ainda estava vivo. O rei Roboão perguntou a eles: — Como devo responder a este povo?
7 Eles responderam: — Se o rei quiser servir o povo e responder de forma que eles recebam o que pediram, o povo continuará servindo-o para sempre.
8 Mas Roboão não deu atenção ao que eles falaram. Então pediu conselho aos seus amigos jovens que tinham sido criados com ele. 9 Roboão disse: — O povo falou o seguinte: “Faça com que o nosso trabalho se torne mais leve do que nos impôs seu pai”. Como vocês acham que eu deveria responder? O que digo a eles?
10 Os jovens que tinham sido criados com ele disseram: — Seu pai os obrigou a fazer trabalhos pesados e você vai permitir que eles façam trabalhos mais leves? Diga a eles isto: “Meu dedo mínimo é mais pesado do que a cintura do meu pai.
11 Embora meu pai fizesse com que vocês trabalhassem muito pesado, eu farei com que vocês trabalhem ainda mais pesado! Se ele os castigou com açoites, eu os castigarei com chicotes que têm metal na ponta”.
12 Visto que Roboão havia dito ao povo para voltar em três dias, todos os israelitas voltaram três dias depois e Jeroboão estava com eles. 13 Então o rei Roboão falou duramente com eles e não seguiu o conselho sugerido pelos líderes. 14 Fez o que os seus amigos aconselharam. Então Roboão disse ao povo: — Meu pai os obrigou a trabalhar muito, mas eu lhes darei ainda mais trabalho. Meu pai os castigou com açoites, mas eu os castigarei com chicotes que têm pedaços de metal na ponta.
15 (O rei não fez o que o povo queria porque o SENHOR assim o quis para cumprir a promessa que fez a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do profeta Aías, de Siló.)
16 Todos os israelitas viram que o novo rei não queria ouvi-los. Por isso disseram ao rei: — Por acaso somos parte da família de Davi? Nos deram a terra de Jessé? Por isso, Israel, vá cada um para sua casa, que o filho de Davi governe sobre os que são da sua própria família! Então todos os israelitas foram para as suas casas.
17 E Roboão passou a governar somente sobre os que moravam nas cidades de Judá.
18 Um homem chamado Adonirão era um dos que dirigia os trabalhadores. O rei enviou Adonirão para falar com o povo, mas os israelitas o apedrejaram e ele morreu. Roboão subiu rapidamente na sua carruagem e fugiu para Jerusalém. 19 (Assim Israel se rebelou contra a dinastia de Davi e isso continua até o dia de hoje.)