1 Josafá, filho de Asa, reinou no seu lugar e tornou Judá forte para poder resistir Israel. 2 Colocou tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e guarnições ao longo do território de Judá e até nas cidades de Efraim que seu pai Asa havia conquistado.
3 O SENHOR esteve com Josafá porque ele viveu assim como viveu anteriormente seu antepassado Davi. Não buscou ajuda de Baal 4 porque Josafá seguia ao Deus dos seus antepassados e vivia de acordo com suas leis. Não seguiu o mal exemplo dos israelitas. 5 O SENHOR afirmou o reino sob o poder de Josafá. Todo Judá pagava os impostos a ele, teve riqueza e muita honra. 6 Ele tentou fazer tudo o que agradava ao SENHOR: tirou os santuários sobre as colinas e as colunas de Aserá que havia em Judá.
7 No terceiro ano do seu reinado, Josafá mandou oficiais para dar ensino em Judá. Entre eles foram Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Natanael e Micaías. 8 Junto com eles estavam os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e os sacerdotes Elisama e Jeorão. 9 Levavam com eles o Livro da Lei do SENHOR para dar ensino em Judá. Faziam caminho por todas as cidades de Judá ensinando ao povo.
10 Por isso o temor do SENHOR caiu sobre todos os reinos e países vizinhos de Judá e não se atreviam a fazer guerra contra Josafá. 11 Dos filisteus chegavam tributos de prata e os árabes lhe trouxeram também 7.700 carneiros e 7.700 bodes. 12 Josafá ia se fazendo cada vez mais poderoso e construiu em Judá fortalezas e cidades-armazéns. 13 Josafá fez muitas obras nas cidades de Judá e manteve em Jerusalém um exército de homens experientes para a guerra. 14 Eles estavam organizados por grupos familiares e esta é a lista deles: Dos comandantes de 1.000 de Judá: O general Adna, que comandava um exército de 300.000 soldados corajosos.
15 O seguia o líder Joanã, no comando de um exército de 280.000 soldados;
16 depois estava Amazias, filho de Zicri, que tinha se oferecido voluntariamente para servir ao SENHOR e comandava 200.000 soldados.
17 De Benjamim: Eliada, valente guerreiro, liderando uma força de 200.000, armados com arcos e escudos.
18 Depois estava Jeozabade, liderando uma força de 180.000 soldados bem treinados para a guerra.
19 Esses soldados serviam o rei Josafá. Além deles havia outros soldados que estavam nas cidades fortificadas de todo o território de Judá.