1 Nós trabalhamos juntos com Deus e, por isso, pedimos: não deixem que a graça que vocês receberam de Deus fique sem valor. 2 Pois Deus diz: “Num dia favorável eu o ouvi e o socorri no dia da salvação”. Ouçam! Agora é o momento bem oportuno; hoje é o “dia da salvação”.
3 Não queremos que ninguém pense mal do nosso trabalho. Por isso, não fazemos nada que possa ofender alguém. 4 Pelo contrário, fazemos tudo para mostrar que somos servos de Deus. Assim toleramos muitas coisas, e sofremos aflições, dificuldades e problemas. 5 Somos surrados e atirados na prisão; somos acusados de desordens, trabalhamos duramente, atravessamos noites sem dormir e passamos fome. 6 Mostramos ser servos de Deus pela nossa pureza de vida, pelo nosso conhecimento, pela nossa paciência e pela nossa bondade. Mostramos isto pelo Espírito Santo, por termos um amor sincero, 7 por declararmos a verdade e pelo poder de Deus. Usamos a justiça como arma, tanto para ataque como para defesa. 8 Algumas pessoas nos dão honra, outras nos desprezam. Algumas pessoas dizem bem de nós, outras dizem mal. Algumas pessoas dizem que nós somos mentirosos, mas nós dizemos a verdade.
9 Algumas pessoas nos tratam como desconhecidos, mas somos bem conhecidos. É como se estivéssemos morrendo, contudo estamos cheios de vida. Somos castigados, porém não mortos. 10 Temos muita tristeza, mas estamos sempre alegres. Somos pobres, mas enriquecemos a muitos. Não temos nada, mas possuímos tudo.
11 Falamos francamente com vocês que estão em Corinto. Abrimos para vocês os nossos corações. 12 O amor que nós temos por vocês não acabou. Ao contrário! São vocês que já não têm amor por nós. 13 Eu falo a vocês como se fossem meus filhos. Façam o que nós também fizemos a vocês: abram os seus corações para nós.
14 Vocês não devem unir-se com aqueles que não creem em Cristo, pois se vocês se unissem formariam uma junta desigual. Não pode existir qualquer relação entre a justiça e a maldade. Não há nada em comum entre a luz e a escuridão. 15 Não pode haver harmonia entre Cristo e Satanás. Não pode haver união entre uma pessoa que segue a Jesus e outra que não acredita nele. 16 Não há relação entre o templo de Deus e os ídolos. Pois nós mesmos somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse: “Viverei e caminharei com eles; serei o Deus deles e eles serão o meu povo”.
17 “Portanto, saiam do meio deles e separem-se deles”, diz o Senhor, “não toquem mais em coisas impuras. Então, eu aceitarei vocês”.
18 “Eu serei o seu Pai, e vocês serão para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.