1 Depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.

2 Certo dia Acazias estava no primeiro andar da sua casa e, ao ceder o chão sob os seus pés, caiu e ficou gravemente ferido. Estando de cama, mandou chamar os seus mensageiros e lhes disse: — Vão consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom, e perguntem a ele se me recuperarei deste acidente ou não.

3 Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: — Vá, encontre os mensageiros do rei Acazias e diga a eles o seguinte: “Por acaso não há um Deus em Israel? Por que vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 Por ter feito isso eu, o SENHOR, digo que Acazias não se levantará da cama, mas irá morrer”. E Elias saiu.

5 Quando os mensageiros voltaram, Acazias lhes perguntou: — Por que voltaram tão depressa?

6 Os mensageiros disseram a Acazias: — Nós encontramos um homem que nos disse que voltassemos para o rei que nos mandou e lhe comunicassemos o que diz o SENHOR: “Se há um Deus em Israel, por que mandou mensageiros para consultar o futuro a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por ter feito isso, não se levantará da cama. Certamente morrerá!”

7 Acazias perguntou aos seus mensageiros: — Como era o homem com quem se encontraram? Eles disseram:

8 — O homem levava um manto de pele e um cinto de couro cingido à cintura. Acazias respondeu: — Era Elias, o tesbita.

O fogo destrói os homens de Acazias

9 Acazias ordenou que um capitão fosse procurar Elias e levasse cinquenta soldados. Eles o encontraram sentado no alto de um monte, e o capitão disse a Elias: — Homem de Deus, o rei ordena que você desça.

10 Elias respondeu: — Se sou um homem de Deus, que caia fogo do céu e destrua você e toda a sua tropa. Então caiu fogo do céu e destruiu o capitão e os cinquenta soldados.

11 Acazias mandou outro capitão com cinquenta soldados. O capitão disse a Elias: — Homem de Deus, o rei lhe ordena descer.

12 Elias disse: — Se sou um homem de Deus, que caia fogo do céu e destrua você e toda a sua tropa. Então, caiu fogo do céu e destruiu o capitão e os cinquenta soldados.

13 Acazias mandou um terceiro capitão com cinquenta soldados. Este se encontrou com Elias, se pôs de joelhos e implorou a Elias: — Homem de Deus, peço a você que respeite a minha vida e a vida dos meus cinquenta soldados.

14 Já desceu fogo do céu e devorou os dois capitães anteriores com as suas tropas. Peço a você que leve em conta a minha vida.

15 O anjo do SENHOR disse a Elias: — Vá com o capitão; não tenha medo deles. Elias foi com o capitão para ver o rei Acazias.

16 Elias disse a Acazias: — Assim diz o SENHOR: “Por ter mandado mensageiros para consultar o futuro com Baal-Zebube, deus de Ecrom, como se não tivesse um Deus em Israel a quem consultar, não se levantará da cama. Certamente morrerá!”

Jorão substitui Acazias

17 Acazias morreu, assim como disse o SENHOR por meio de Elias. Seu irmão Jorão reinou no seu lugar porque Acazias não teve filhos. Jorão começou a reinar durante o segundo ano de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá.

18 Todas as outras coisas que Acazias fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS