1 Por aqueles dias Ezequias ficou doente e esteve à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi ver Ezequias e disse: — O SENHOR diz: “Coloque os seus assuntos em ordem porque você vai morrer, não vai se curar”.
2 Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim ao SENHOR:
3 — SENHOR, lembre-se de que eu sempre o servi com todo o coração e fiz o que lhe agradava. E Ezequias chorou amargamente.
4 Antes que Isaías saísse do pátio, veio esta mensagem do SENHOR:
5 — Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo, que assim diz o SENHOR, Deus do seu antepassado Davi: “Tenho ouvido a sua oração. Tenho visto as suas lágrimas e vou curar você. No terceiro dia você subirá ao templo do SENHOR. 6 Acrescentarei quinze anos à sua vida e salvarei esta cidade do poder do rei da Assíria. Protegerei esta cidade por causa de mim mesmo e pela promessa que fiz ao meu servo Davi”.
7 Então Isaías disse: — Façam uma mistura de figos. Então fizeram a mistura e a aplicaram na chaga de Ezequias, e ele se recuperou.
8 Ezequias disse a Isaías: — Qual será o sinal de que o SENHOR me curará e que no terceiro dia poderei subir ao templo do SENHOR?
9 Isaías respondeu: — Terá este sinal do SENHOR e de fato o SENHOR o fará: o meu rei quer que a sombra se adiante dez degraus ou que retroceda?
10 Ezequias respondeu: — É fácil que a sombra se adiante dez degraus, mas não que retroceda.
11 Então Isaías orou ao SENHOR, e ele fez a sombra recuar dez degraus no relógio de Acaz.
12 Por volta daquele tempo Merodaque-Baladã, filho de Baladã, era o rei da Babilônia. Ele ouviu dizer que Ezequias tinha estado doente. Então enviou mensageiros com cartas e presentes para ele. 13 Ezequias recebeu os enviados da Babilônia e mostrou a todos eles os seus tesouros: ouro, prata, especiarias, azeite fino, as armas que tinha no seu arsenal e tudo o que havia na tesouraria real. Ele lhes mostrou tudo o que havia no seu palácio e no seu reino.
14 Então o profeta Isaías foi falar com o rei Ezequias e lhe perguntou: — De onde vieram aqueles homens e o que lhe disseram? Ezequias respondeu: — Eles vieram de muito longe, da Babilônia.
15 Então Isaías perguntou: — O que eles viram no seu palácio? Ezequias disse: — Eles viram tudo o que há no palácio e nos depósitos. Não houve nada que eu não lhes mostrasse.
16 Então Isaías disse a Ezequias: — Ouça a mensagem do SENHOR:
17 “Chegará o dia em que levarão para a Babilônia tudo o que há no seu palácio e tudo o que os seus antepassados guardaram até hoje. Não ficará nada. 18 Levarão até alguns dos seus descendentes para serem eunucos no palácio do rei de Babilônia”.
19 Ezequias disse a Isaías: — A mensagem do SENHOR é boa. (Ele disse isso porque pensou: “Pelo menos nos meus dias haverá paz e segurança”.)
20 Todas as outras coisas que Ezequias fez, e de como construiu o açude e o aqueduto para levar água até a cidade, estão escritos em As Crônicas dos Reis de Judá. 21 Ezequias morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados. Seu filho Manassés reinou no seu lugar.