1 A guerra entre as famílias de Saul e de Davi durou muito tempo. No entanto, Davi ficava cada vez mais forte, enquanto a família de Saul estava cada vez mais fraca.
2 Os filhos de Davi que nasceram em Hebrom foram: O primeiro foi Amnom, o filho mais velho, filho de Ainoã, a jezeerita;
3 o segundo, Daluia, filho de Abigail, viúva de Nabal de Carmelo; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai de Gesur;
4 o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital;
5 o sexto, Itreão, filho de Eglá. Esses foram os filhos de Davi que nasceram em Hebrom.
6 Enquanto as famílias de Saul e Davi lutavam entre si, Abner ia ganhando mais poder na família de Saul. 7 Saul tinha uma esposa chamada Rispa, filha de Aiá, e Is-Bosete foi perguntar a Abner: — Por que se deitou com a esposa do meu pai?
8 Abner ficou muito irritado e disse: — Eu sempre fui fiel a Saul e à sua família e não o entreguei nas mãos de Davi. Não sou nenhum traidor que trabalha para Judá! Agora você me acusa de ter estado com essa mulher?
9 Pois bem, que Deus me castigue se não fizer por Davi tudo o que o SENHOR lhe prometeu: 10 vou tirar o reino da família de Saul e colocar Davi no trono de Israel e de Judá, desde Dã, no norte, até Berseba, no sul.
11 Is-Bosete ficou cheio de medo e nada disse.
12 Então Abner enviou esta mensagem a Davi: — Quem é que deve governar este país? Faça uma aliança comigo e eu me juntarei a você para levar o povo de Israel para o seu lado.
13 Davi respondeu: — Está bem. Farei uma aliança com você, mas com uma condição: que me traga Mical, a filha de Saul.
14 Depois Davi enviou esta mensagem a Is-Bosete, filho de Saul: — Devolva a minha esposa Mical, ela me pertence, pois por ela matei cem filisteus.
15 Então Is-Bosete mandou que os seus homens a tirassem do seu marido Paltiel, filho de Laís. 16 Paltiel os seguiu chorando por todo o caminho até Baurim, até que Abner ordenou que ele voltasse e Paltiel obedeceu.
17 Depois Abner enviou esta mensagem aos líderes de Israel: — Há muito tempo que vocês querem que Davi seja seu rei.
18 Pois façam-no rei, porque o SENHOR referia-se a Davi quando disse: “Por meio do meu servo Davi, salvarei os israelitas dos filisteus e de todos os seus inimigos”.
19 Abner também disse o mesmo à família de Benjamim. Depois foi a Hebrom e contou a Davi tudo o que o povo de Israel e a família de Benjamim tinham concordado.
20 Quando Abner foi a Hebrom para falar com Davi, ele levava vinte homens com ele e Davi fez uma festa para eles todos.
21 Depois Abner disse a Davi: — Permita-me reunir todos os israelitas para fazerem uma aliança com você e assim reinará sobre todo Israel, tal como deseja. Davi deixou Abner ir, e ele saiu em paz.
22 Entretanto chegaram os soldados de Davi e Joabe, traziam muitas coisas que tinham capturado do inimigo. Abner já tinha saído de Hebrom, depois de ter se despedido de Davi em paz. 23 Ao chegarem a Hebrom, contaram o seguinte a Joabe: — Abner, filho de Ner, se apresentou diante do rei Davi, e o rei deixou que ele partisse em paz.
24 Joabe foi falar com o rei e lhe perguntou: — O que é que fez, ó rei? Abner veio apresentar-se diante de você e deixou que ele saísse sem fazer nada!
25 Conhece bem Abner, ele só veio para enganar você, para saber onde estava e descobrir os seus planos.
26 Depois de falar com Davi, Joabe enviou alguns mensageiros para ir atrás de Abner. Encontraram-no no poço de Sirá e o trouxeram de volta, sem que Davi soubesse. 27 Quando Abner chegou a Hebrom, Joabe o levou para um lado da porta da cidade, fingindo que queria falar com ele a sós. Ali lhe deu uma facada no estômago e o matou. Assim Joabe vingou a morte do seu irmão Asael. 28 Quando Davi soube da notícia, ele disse: “Declaro que eu e o meu reino somos completamente inocentes, diante do SENHOR, da morte de Abner, filho de Ner. 29 Os responsáveis são Joabe e a sua família, eles serão os culpados. Por isso eles sofrerão muito: terão doenças sexuais, lepra, serão coxos, morrerão na guerra e passarão fome”.
30 Joabe e o seu irmão Abisai tinham planejado matar Abner, porque na batalha de Gibeom, Abner tinha matado Asael, o irmão deles.
31 Depois Davi disse a Joabe e a todos os que estavam com ele que rasgassem as suas roupas e se vestissem de luto e fizessem lamentos por Abner. Davi participou no funeral 32 em Hebrom, onde Abner foi enterrado. O rei chorou aos gritos junto ao túmulo de Abner e todos choraram com ele. 33 O rei Davi cantou este lamento por Abner: “Abner, você não morreu como um criminoso qualquer!
34 As suas mãos não estavam amarradas nem os seus pés, presos. Você foi morto como quem é morto por homens criminosos!” E todo o povo chorou de novo por Abner.
35 Todos tentaram encorajar Davi a comer, mas Davi tinha feito a promessa de não comer, dizendo: — Que Deus me castigue se eu comer pão ou qualquer outra comida antes do sol se pôr.
36 O povo gostou da atitude do rei. De fato, o povo gostava de tudo o que o rei fazia. 37 Naquele dia, todo o povo de Judá e todo Israel ficou sabendo que Davi não teve nada a ver com a morte de Abner, filho de Ner.
38 O rei Davi disse aos seus oficiais: — Como vocês sabem, hoje morreu um líder importante de Israel,
39 ao mesmo tempo que eu fui escolhido como rei. Os filhos de Zeruia são muito violentos, que o SENHOR lhes dê o castigo que merecem.