1 Davi perguntou: — Há alguém da família de Saul que não tenha morrido? Eu gostaria de ajudar essa pessoa por causa de Jônatas.
2 Então os servos de Davi mandaram chamar um servo da família de Saul, chamado Siba. O rei Davi lhe perguntou: — Você é Siba? E Siba disse: — Sim, eu sou Siba, o seu servo.
3 O rei disse: — Há alguém ainda vivo da família de Saul a quem eu possa mostrar a bondade de Deus? Siba disse ao rei Davi: — Jônatas tem um filho que é aleijado dos dois pés.
4 O rei perguntou a Siba: — Onde está ele? Siba lhe respondeu: — Em Lo-Debar, na casa de Maquir, filho de Amiel.
5 Então o rei Davi enviou seus oficiais a Lo-Debar para procurar o filho de Jônatas na casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, apresentou-se diante de Davi e se ajoelhou, rosto em terra, diante dele. Davi lhe perguntou: — Você é Mefibosete? Mefibosete lhe respondeu: — Sim, sou eu, o seu servo.
7 Davi disse: — Não tenha medo. Eu quero lhe fazer bem, por causa do seu pai Jônatas. Quero lhe devolver toda a terra do seu avô Saul. Também quero que se sente sempre à minha mesa.
8 Mefibosete se inclinou diante de Davi novamente e disse: — Quem sou eu, para que se preocupe comigo? Eu sou como um cão morto.
9 Então o rei Davi chamou Siba, servo de Saul, e lhe disse: — Tudo o que pertenceu a Saul e à família dele, agora dou ao neto do seu senhor.
10 Você, os seus filhos e os seus servos trabalharão na terra de Mefibosete e guardarão as colheitas para que o neto do seu senhor tenha comida em abundância. Mas Mefibosete, o neto do seu senhor, irá se sentar para comer à minha mesa sempre. Siba tinha quinze filhos e vinte servos.
11 Siba disse ao rei Davi: — Eu, o seu servo, farei tudo o que o senhor ordenar. Assim Mefibosete se sentava para comer com Davi, como se fosse um dos seus filhos.
12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Toda a família de Siba estava agora ao serviço de Mefibosete. 13 Mas Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, foi morar em Jerusalém, pois comia sempre com o rei.