Introdução

1 Amós era um criador de ovelhas da cidade de Tecoa. Ele teve umas visões a respeito de Israel. Isso aconteceu dois anos antes do terremoto, quando Uzias era rei de Judá e Jeroboão (o filho de Joás) era rei de Israel.

2 Amós diz: “O SENHOR ruge como um leão desde Sião e a sua voz, que é como o trovão, se escuta desde Jerusalém. Os pastos verdes murcham e morrem. Inclusive o topo do Carmelo murchará”.

Castigo para os sírios

3 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Damasco os tantos crimes que cometeram: usaram seus trilhos de ferro para destruir as pessoas de Gileade.

4 Por isso, porei fogo no palácio de Hazael, e as chamas destruirão todas as fortalezas de Ben-Hadade.

5 Abrirei pela força as portas de Damasco e destruirei quem governa o vale de Avém e quem tem o cetro em Bete-Éden. O povo de Aram será levado à força a Quir”.

Castigo para os filisteus

6 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Gaza os tantos crimes que cometeram: eles levaram como prisioneiros todos os moradores de uma nação e os venderam como escravos em Edom.

7 Por isso, porei fogo nos muros de Gaza, e as chamas destruirão todas as suas fortalezas.

8 Destruirei quem governa em Asdode e quem tem o cetro em Ascalom. Castigarei a todos os de Ecrom, até que morra o último dos filisteus”.

Castigo para os fenícios

9 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Tiro os tantos crimes que cometeram: eles levaram toda uma nação como escrava e a venderam em Edom. Não respeitaram a aliança entre irmãos que tinham feito com essa nação.

10 Por isso, porei fogo nos muros de Tiro e as chamas destruirão todas suas fortalezas”.

Castigo para os edomitas

11 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Edom os tantos crimes que cometeram: eles perseguiram com espadas aos seus irmãos de Israel e não tiveram compaixão deles. Estavam furiosos como animais selvagens e descarregaram toda a sua ira contra o povo de Israel.

12 Por isso, porei fogo na cidade de Temã, e as chamas destruirão as fortalezas de Bosra”.

Castigo para os amonitas

13 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Amom os tantos crimes que cometeram: eles cortaram o ventre das mulheres grávidas em Gileade para tomar posse daquele território e fazer com que o seu país ficasse maior.

14 Por isso, porei fogo em Rabá, e as chamas destruirão todas as suas fortalezas e os seus muros. Entre gritos no dia de batalha virá o desastre como uma tormenta, como um redemoinho.

15 Logo o rei será capturado junto com os seus oficiais e serão expulsos da sua terra”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS