1 Amós diz: “Povo de Israel, escute esta mensagem, que é como uma lamentação por vocês:
2 ‘A virgem Israel caiu e não se levantará mais. Deixaram que ela ficasse só, deitada no chão e não tem ninguém para ajudá-la’”.
3 O Senhor DEUS diz: “A cidade de Israel que mandar 1.000 soldados para a guerra, só ficará com 100; o povoado que mandar 100 soldados para a guerra, só ficará com 10.
4 “Eu, o SENHOR, digo à nação de Israel que se vierem me buscar, então viverão.
5 Não procurem em Betel, não vão para Gilgal. Não cruzem a fronteira para ir a Berseba, pois todos os moradores de Gilgal serão exilados; Betel será destruída”.
6 Amós diz: “Procurem pelo SENHOR e viverão; se não fizerem isso, ele consumirá a casa de José como um fogo, e ninguém em Betel poderá apagá-lo.
7 Escutem, vocês, que convertem o direito em amargura e deixam a justiça no chão.
8 Deus é o criador das Plêiades e de Órion. Ele é quem converte a escuridão na luz do dia e transforma o dia em noite. Ele é quem convoca a água dos mares e a derrama sobre a terra. Ele é YAVÉ, esse é o seu nome!
9 Ele é quem derruba o forte e destrói a fortaleza.
10 “Vocês odeiam a quem, diante de todos, desmascara a injustiça; detestam ao que fala a verdade.
11 Vocês têm se aproveitado dos pobres, ao cobrar deles impostos injustos. Com seu mau comportamento conseguiram construir casas luxosas, mas não poderão viver nelas. Vocês têm plantado parreiras bonitas, mas não poderão beber do seu vinho.
12 Eu sei quantas faltas vocês têm cometido e sei como são terríveis os seus pecados. Vocês oprimem os justos e aceitam subornos. Não deixam que os pobres obtenham justiça nos tribunais.
13 Por isso, o sábio fica em silêncio, pois são tempos maus.
14 “Vocês falam que Deus está com vocês, então procurem fazer o bem e não o mal. Assim, vocês viverão e o SENHOR, Deus Todo-Poderoso, estará com vocês.
15 Odeiem o mal e amem o bem. Façam com que exista justiça nos tribunais. Talvez assim o SENHOR, Deus Todo-Poderoso, tenha compaixão do resto que sobrou de Israel”.
16 O SENHOR diz: “Eu, o Deus Todo-Poderoso, afirmo que as pessoas chorarão em todas as praças, todos gritarão de dor pelas ruas. Os camponeses estarão de luto e serão contratados profissionais para chorar.
17 As pessoas chorarão em todas as vinhas quando eu vier castigar vocês”.
18 Amós diz: “Vocês desejam tanto que chegue o dia do SENHOR, mas vocês não sabem o que estão pedindo! Por acaso não sabem como será esse dia? Será um dia de escuridão e não de luz.
19 Será como quando alguém foge de um leão e se topa com um urso; ou como quando uma pessoa entra na sua casa, recosta o seu corpo contra a parede e é mordido por uma serpente.
20 O dia do SENHOR será de escuridão e não de luz. Será um dia negro e sem nenhuma claridade”.
21 O Senhor diz: “Odeio as suas festas! Não me agradam as suas reuniões religiosas!
22 Não me agrada nada do que fazem ainda que me ofereçam sacrifícios que devem ser queimados e ofertas de cereais. Não presto atenção às suas ofertas para festejar, aquelas de bezerros gordos.
23 Afastem de mim o ruído das suas canções! Não escutarei a música das suas harpas!
24 Melhor é que façam a justiça fluir como a água, e que sejam solidários continuamente como uma fonte que não se esgota.
25 “Povo de Israel, por acaso vocês me trouxeram ofertas e sacrifícios durante os quarenta anos que estiveram no deserto?
26 Mas agora, eu farei com que carreguem as estátuas do seu rei Sicute e da sua estrela Quium, imagens que vocês mesmos criaram,
27 quando eu fizer com que sejam levados para além de Damasco. Eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, falei”.