1 Amós diz: “Escutem vocês, que levam uma vida fácil em Sião e que moram tão confiantes no monte Samaria. Vocês acham que são dirigentes importantes da nação mais importante, a quem o povo de Israel pede auxílio.
2 Vão para Calné e observem cuidadosamente, continuem em direção à grande cidade de Hamate, e logo para Gate, cidade dos filisteus. Por acaso vocês são melhores do que esses reinos? Eles têm um território maior do que vocês.
3 Vocês se recusam a acreditar que vai ter um dia de castigo, e, no entanto, a cada dia vocês fazem com que se aproxime mais o reinado da violência.
4 “Escutem vocês, que se deitam em camas de marfim e se esticam ali à vontade. Comem banquetes de cordeiros e engordam bezerros para as festas.
5 Cantam com harpas e fazem como Davi, compondo melodias e canções para si mesmos.
6 Bebem vinho em taças e usam perfumes finos. Mas não ligam que Israel seja destruído.
7 Por isso vocês, que vivem à vontade, serão os primeiros a ser exilados. A festa acabou para vocês”.
8 O Senhor DEUS jurou por si mesmo e disse: “Escutem, vocês do povo de Jacó, eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, deixarei que o inimigo se apodere de sua cidade e de tudo o que tem nela. Pois detesto a arrogância de vocês e odeio as suas fortalezas”.
9 Então, se sobrarem dez pessoas vivas em uma casa, todas as dez morrerão; 10 e quando algum parente chegar para tirar o corpo de um ente querido, outro lhe perguntará: — Sobrou mais alguém? O outro lhe responderá: — Não, por D…! E o primeiro o interromperá dizendo: — Fique calado, não mencione o nome do SENHOR!
11 Amós diz: “Olhe, o SENHOR ordenará seu castigo, as casas grandes serão feitas em pedaços e as pequenas virarão ruínas.
12 Por acaso os cavalos conseguem subir por entre as rochas? Os bois são levados para arar no mar? Mas vocês fizeram o oposto. Mudaram o direito em veneno, e o fruto da justiça em amargura.
13 Vocês ficam alegres com a conquista de Lo-Debar e dizem: ‘Nós conquistamos Carnaim com nossa própria força’”.
14 O Senhor diz: “Povo de Israel, escute com atenção! Eu porei uma nação contra vocês que lhes causará sofrimentos por todo o país, desde Lebo-Hamate até o riacho de Arabá. Eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, afirmo isso”.