A visão dos gafanhotos

1 O Senhor DEUS me mostrou o seguinte: vi que ele formava uma praga de gafanhotos. Era a época que brotava o que tinha sido semeado após feita a colheita do rei. 2 Quando os gafanhotos estavam terminando de comer as plantas do nosso país, eu disse: — Senhor DEUS, eu lhe suplico que nos perdoe! Como nós, o povo de Jacó, poderemos sobreviver se este é um país tão pequeno?

3 Então o SENHOR mudou de opinião e disse: — Isso não vai acontecer.

A visão do fogo

4 O Senhor DEUS me mostrou o seguinte: ele estava criando uma grande fogueira que consumia o grande abismo e queimava também a terra. 5 Nesse momento eu disse: — Senhor DEUS, eu lhe suplico que pare! Como poderia sobreviver Jacó se é tão pequeno?

6 Então o SENHOR mudou de opinião e disse: — Isso não vai acontecer.

A visão do pedaço de prumo

7 O Senhor também me mostrou o seguinte: ele estava em pé junto a uma parede de latão e segurava na sua mão um pedaço do latão. 8 Então o SENHOR me disse: — Amós, o que você está vendo aqui? Eu respondi: — Vejo o latão. E ele me disse: — Olhe, tenho colocado sofrimento no meio do meu povo, Israel, porque não vou deixar mais passar sequer um dos seus pecados.

9 Os santuários de Isaque serão destruídos, os santuários de Israel virarão ruínas, e eu mesmo atacarei com espada a dinastia de Jeroboão.

Amazias trata de deter Amós

10 Amazias, o sacerdote de Betel, enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: — Amós planeja algo contra você em Israel; as pessoas não suportam mais a sua mensagem,

11 porque isto é o que ele diz: “Jeroboão morrerá pela espada, e certamente as pessoas de Israel serão exiladas”.

12 Amazias também falou com Amós e lhe disse: — Fora daqui, vidente, vá para Judá, e que lá mantenham você, profetize lá.

13 Nunca volte a profetizar aqui em Betel, porque este é o lugar sagrado de Jeroboão. Este é o santuário do rei e o templo nacional.

14 Amós respondeu a Amazias: — Eu não sou profeta profissional nem faço parte do grupo de profetas. Eu tomava conta de animais e figueiras,

15 mas o SENHOR me tirou do rebanho e me disse: “Vá e profetize ao meu povo Israel”. 16 Assim que escute a mensagem do SENHOR. Você me pede para não profetizar contra Israel e que não fale nada contra a família de Isaque. 17 Pois isto é o que diz o SENHOR: “Sua esposa será uma prostituta da cidade, seus filhos e filhas morrerão pela espada. Suas terras serão possuídas por estranhos e serão repartidas entre eles. Você mesmo terminará morto em terra estrangeira, e, certamente, o povo de Israel será exilado”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS