1 Vi o Senhor junto ao altar me falando o seguinte: “Bata em cima das colunas para que tremam até os umbrais das portas. Que caiam os pedaços sobre a cabeça das pessoas. Se alguém ficar vivo, eu o matarei com espada. Alguns tentarão fugir, mas ninguém poderá escapar.
2 Ainda que tentem se esconder no lugar mais profundo da terra, mesmo de lá eu farei com que saiam. Ainda que tentem subir até o lugar mais alto dos céus, mesmo de lá eu farei com que desçam.
3 Se subirem até o cume do monte Carmelo, até lá irei para trazê-los. Se eles se esconderem de mim no fundo do oceano, mandarei o monstro marinho para que sejam destruídos.
4 Se os seus inimigos os fizerem prisioneiros, até mesmo lá mandarei a minha espada para matar vocês. Vou vigiá-los o tempo todo, mas não para lhes fazer bem, e sim para lhes fazer mal!”
5 Amós diz: “O Senhor DEUS Todo-Poderoso derreterá a terra inteira com só tocar nela, e todos chorarão pelos seus mortos. Ele fará com que tudo suba e desça, como as águas do Nilo no Egito.
6 Ele é quem tem a sua morada no mais alto dos céus e construiu a sua base na terra. Ele é quem dá ordens às águas do mar para que caiam sobre a terra. YAVÉ, esse é o seu nome”.
7 O SENHOR diz: “Por acaso, israelitas, vocês não são para mim iguais aos de Etiópia? Por acaso não tirei vocês do Egito, os filisteus de Caftor, e os arameus de Quir?”
8 Amós diz: “Prestem bastante atenção, o Senhor DEUS vigia este reino de pecadores”. O SENHOR diz: “Farei com que desapareçam da face da terra, mas não destruirei por completo a família de Jacó.
9 Darei a ordem, e o povo de Israel será espalhado por todo o mundo. Será como quando se sacode a farinha: a farinha boa passa, mas a farinha ruim fica presa na peneira.
10 Todos os pecadores do meu povo, que dizem que nada mau vai lhes acontecer, todos eles morrerão pela espada”.
11 O Senhor diz: “A tenda de Davi foi derrubada, mas virá o dia em que a levantarei de novo. Arrumarei os danos nos seus muros e a resgatarei das suas ruínas para que seja reconstruída da mesma forma como era há muito tempo,
12 para que eles conquistem o que resta de Edom e todas as nações que uma vez foram minha possessão”. Amós diz: “Assim disse o SENHOR, e ele se encarregará de que aconteça desse jeito”.
13 O SENHOR diz: “Está chegando o dia em que não terão terminado a colheita, quando já terão começado a semear. Não terão terminado de pisar as uvas, quando já terão começado a semear. Dos montes e colinas descerão manantiais de vinho doce.
14 Eu irei restaurar a prosperidade do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as suas cidades e viverão ali. Irão plantar vinhedos e beber do seu vinho. Irão semear hortos e comer dos seus frutos.
15 Irei plantar o meu povo na sua terra, e nunca mais serão expulsos da terra que eu lhes dei”.