1 — Nenhum homem que tenha os testículos esmagados, ou o orgão sexual amputado poderá entrar na assembleia do SENHOR. 2 Nenhum homem que tenha nascido de pais que por lei não podiam se casar, poderá entrar na assembleia do SENHOR. E os seus descendentes, até a décima geração, também não poderão entrar.
3 — Os descendentes de Amom e de Moabe também não poderão entrar na assembleia do SENHOR. Até a décima geração, nunca poderão entrar. 4 Porque eles não vieram ao seu encontro e não lhes deram comida nem água, quando vocês passaram pelo seu caminho, depois de terem saído do Egito. E por também terem contratado Balaão, filho de Beor, da cidade de Petor, na Mesopotâmia, para os amaldiçoar. 5 Mas o SENHOR, seu Deus, não ouviu o pedido de Balaão. E, porque o SENHOR ama muito vocês, o SENHOR, seu Deus, transformou a maldição em bênção. 6 Nunca façam um tratado de paz com eles. Enquanto vocês viverem não os ajudem.
7 — Não rejeitem os descendentes de Edom, porque são seus irmãos. Não rejeitem os egípcios, porque foram imigrantes no seu país. 8 Os descendentes desses povos poderão entrar na assembleia do SENHOR, a partir da terceira geração.
9 — Quando vocês estiverem em guerra contra os seus inimigos, mantenham-se longe de tudo o que for impuro. 10 Se um dos seus homens se tornar impuro por ter tido uma polução noturna, ele deverá sair do acampamento. 11 Ao entardecer, ele deverá se lavar, e ao pôr do sol, poderá voltar para o acampamento.
12 — Vocês deverão também providenciar um lugar fora do acampamento para as suas necessidades. 13 E cada homem deverá ter no seu equipamento uma pá para abrir um buraco no chão. Depois de fazer as suas necessidades, ele deverá cobri-las com terra. 14 Porque o SENHOR, seu Deus, anda no meio do seu acampamento para protegê-los e ajudá-los a derrotarem os seus inimigos. Por isso, o seu acampamento deve ser santo, para que o SENHOR não veja nada indecente e se afaste de vocês.
15 — Se um escravo escapar do seu senhor e se refugiar entre vocês, não o devolvam ao seu senhor. 16 Deixem que ele viva em paz no meio de vocês, em qualquer cidade que quiser, e não o oprimam.
17 — Não deixem que os seus jovens, mulheres ou homens, se prostituam. 18 E o dinheiro ganho por uma prostituta ou por um cachorro não deve ser levado à casa do SENHOR, seu Deus, para pagar uma promessa. O SENHOR, seu Deus, detesta essas coisas.
19 — Não devem cobrar juros a um israelita quando lhe emprestarem dinheiro, comida ou qualquer outra coisa. 20 Aos estrangeiros, poderão cobrar juros, mas não aos israelitas. Assim o SENHOR, seu Deus, abençoará tudo o que vocês fizerem na terra que vão ocupar.
21 — Quando vocês fizerem uma promessa ao SENHOR, seu Deus, cumpram-na depressa. Pois se vocês não a cumprirem, o SENHOR, seu Deus, irá lhes pedir contas, e serão culpados de terem cometido um pecado. 22 Evitem fazer promessas, para não pecarem. 23 Mas qualquer promessa que fizerem ao SENHOR, seu Deus, deverão cumpri-la, pois devem cumprir aquilo que prometeram.
24 — Quando vocês passarem pela vinha de um israelita, poderão comer até ficarem satisfeitos, mas não deverão levar nenhuma uva com vocês num cesto. 25 Quando vocês passarem por um campo de trigo, poderão apanhar espigas com as mãos, mas não deverão ceifar o trigo do seu próximo com uma foice.