1 Moisés, acompanhado pelos líderes de Israel, deu estas ordens ao povo: — Obedeçam a todos os mandamentos que hoje eu lhes dou.
2 Assim que atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra que o SENHOR, seu Deus, vai lhes dar, ergam umas pedras grandes e pintem-nas com cal 3 e escrevam nelas todas as palavras desta lei. Façam isso quando atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra que o SENHOR, seu Deus, vai dar a vocês. Uma terra cheia de leite e de mel e que o SENHOR, seu Deus, prometeu aos antepassados de vocês.
4 — Portanto, quando atravessarem o rio Jordão, deverão colocar essas pedras no monte Ebal e pintá-las com cal, assim como hoje lhes ordenei. 5 Construam, no mesmo lugar, um altar para o SENHOR, seu Deus, feito de pedras que nunca foram trabalhadas com ferramentas de ferro. 6 Façam o altar do SENHOR, seu Deus, com pedras inteiras e sobre ele ofereçam sacrifícios queimados ao SENHOR, seu Deus. 7 Ofereçam também sacrifícios de comunhão, e comam deles no mesmo lugar e alegrem-se diante do SENHOR, seu Deus. 8 Devem escrever sobre essas pedras todas as palavras desta lei de maneira clara e que possam ser lidas facilmente.
9 Então Moisés e os sacerdotes levitas disseram ao povo de Israel: — Atenção! Escute, ó povo de Israel! Hoje vocês se tornaram o povo do SENHOR, seu Deus.
10 Obedeçam à voz do SENHOR, seu Deus, e cumpram todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes mando.
11 Naquele mesmo dia, Moisés também deu estas ordens ao povo:
12 — Depois de atravessarem o rio Jordão, as tribos de Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim deverão se apresentar no monte Gerezim para pronunciarem as bênçãos sobre o povo. 13 E as tribos de Rúben, Gade, Asser, Zebulom, Dã e Naftali deverão estar no monte Ebal para pronunciarem as maldições.
14 — E os levitas proclamarão em alta voz a todo o povo de Israel:
15 “Maldito seja quem fizer uma imagem ou um ídolo e o colocar num lugar escondido. São falsos deuses feitos de madeira, pedra ou metal por algum artesão. O SENHOR detesta essas coisas”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
16 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem não respeitar o seu pai ou a sua mãe”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
17 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem mudar os marcos entre a sua propriedade e a do vizinho”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
18 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem desviar um cego do bom caminho”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
19 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem cometer uma injustiça contra um imigrante, um órfão ou uma viúva”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
20 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem tiver relações sexuais com a esposa do seu pai, desonrando o seu pai”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
21 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem tiver relações sexuais com um animal”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
22 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem tiver relações sexuais com a sua irmã, mesmo que seja só irmã da parte do pai ou da mãe”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
23 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem tiver relações sexuais com a sua sogra”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
24 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem matar uma pessoa às escondidas”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
25 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem aceitar dinheiro para matar uma pessoa inocente”. — E todo o povo dirá: “Assim seja”.
26 — Os levitas proclamarão: “Maldito seja quem não colocar em prática ou quem desobedecer às palavras desta lei”. E todo o povo dirá: “Assim seja”.